Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Expectativa de varejistas melhora

Notícias 28 de janeiro de 2016
O ICV-P (Índice de Confiança no Varejo de Piracicaba) observou alta de 18,78%, em dezembro. Calculado pela Ejea (Esalq Jr. Economia e Administração) em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), o índice passou de 39,89 para 47,37 no acumulado do trimestre, compreendido pelos meses setembro, outubro e novembro.
 
A sondagem de dezembro apontou que as perspectivas dos varejistas estão melhores tanto para a atualidade quanto para o futuro da atividade comercial. Na evolução do ICA (Índice de Confiança Atual), o aumento foi de 40,66%. O ICF (Índice de Confiança Futura) apresentou crescimento de 11,20%. Segundo pesquisa, o aumento nos indicadores está relacionado à retomada da confiança dos lojistas no crescimento das vendas, no final do ano passado. De acordo com o estudo, as perspectivas dos empresários com relação às vendas atuais apontaram para uma variação positiva de 35,54%.
 
Para o presidente da Acipi, Paulo Roberto Checoli, apesar dos números apresentarem bons resultados, é importante manter a cautela por conta do momento delicado em que vive o país. “Apesar do Banco Central manter a taxa básica de juros estável em 14,25% ao ano, não aumentando o índice, como previam alguns especialistas, este patamar ainda é altíssimo e contribui para a redução da oferta de crédito. Aliado a isso, permanecemos numa conjuntura de inflação alta, que é a grande responsável pela redução do poder de compra do consumidor. Por esses motivos, é preciso ter precaução”, argumenta.
 
ICV-P
 
O indicador tem o objetivo de divulgar aos empresários, setor público e sociedade as expectativas dos lojistas em relação à economia regional, ao segmento em que atuam e às suas próprias empresas.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE