A surpreendente trajetória empreendedora de uma pequena casa de açaí da região de Sorocaba que se torna exportadora de um produto tipicamente brasileiro para mais de 10 países. Este foi o tema do 91º Café da Manhã de Negócios da Associação Comercial de Sorocaba, realizado nesta quinta-feira (27).
Murilo Santucci Lavezzo está à frente da Açaí Town, de Tatuí, desde 2014, inicialmente como loja. Ao vislumbrar oportunidades, desenvolveu seu negócio para fabricação e distribuição de açaí iniciando em 2018 as exportações para Canadá, Portugal e Emirados Árabes Unidos e, recentemente, com a expansão de sua fábrica, vem atendendo mais de 10 mercados estrangeiros.
“Fiz uma série de cursos na área de alimentação, contei com o apoio de amigos que empreendiam na área, mas também fui muito persistente para conseguir que portas se abrissem. Sempre fizemos testes e ajustes de maneira rápida, como o conceito hoje tão difundido de MVP (sigla em inglês para “Produto Viável Mínimo”). O networking também foi fundamental”, explica Murilo.
O empreendedor também conta que estratégias de marketing digital, especialmente com o Google Ads, foram fundamentais para expandir o alcance da marca. “Cheguei até aqui graças ao Google”, conta.
Para alcançar o mercado exterior a empresa contou com o apoio da Apex - Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O sucesso de seu negócio o fez ser notícia em grandes veículos como CNN, Exame, Istoé e Diário do Comércio.
O presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Hygor Duarte, comandou uma dinâmica no evento para estimular o networking e destacou que o sucesso do empreendedor depende de sua capacidade em oferecer ajuda, muito mais do que a insistência de pedir ou vender seu produto ou serviço. “O networking bem feito começa quando eu, ao conhecer um novo contato, me pergunto ‘como posso ajudar os negócios dessa pessoa’? É uma relação de crédito e débito. Antes de pedir é preciso ofertar ajuda, contatos, informação. E, tão importante quanto, é fortalecer sua rede mais imediata de relacionamento para que cada pessoa saiba qual é seu negócio e o perfil de cliente que você procura”, conclui Hygor.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
Redes sociais:
Facebook ACSO: /acsorocaba
Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba
Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso
Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL
Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso
Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba
Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba
Twitter: @acsorocaba
Canal no Telegram: t.me/acsorocaba
Site: www.acso.com.br