No mês passado o astronauta brasileiro, Marcos Pontes, esteve na sede da Associação Comercial e Industrial de Marília para uma série de atividades envolvendo tecnologia e inovação, bem como conhecendo várias ações nestas duas áreas na cidade de Marília e região, e ao mesmo tempo, trouxe uma mini exposição de pertences que contam um pouco da história do bauruense que entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro e o quinto latino-americano a estar no espaço. “Além de ser uma pessoa super agradável, ele trouxe conhecimento, simpatia, oportunidades e ainda nos ofereceu de brinde uma pequena exposição dos pertences que marcam a carreira dele como astronauta”, disse o presidente da associação comercial mariliense, Adriano Luiz Martins, ao destacar os objetos selecionados pelo cosmonauta brasileiro na passagem por Marília. “E isso está à disposição da comunidade para conhecer”, ressaltou.
Sem data para terminar, os objetos selecionados por Marcos Pontes são interessantes e dão uma ideia da façanha do brasileiro que precisou estudar muito, dedicar-se muito e se esforçar de maneira intensa para passar pelos testes, desafios e obstáculos que surgiram, até estar nas missões Soyuz TMA-8, Soyuz TMA-7, ficando nove dias, 21 horas e 17 minutos no espaço. O astronauta integrou a Missão Centenário, projeto criado entre o Brasil e a Rússia com destino Estação Espacial Internacional, com mais outros dois cientistas russos. Para Marcos Pontes, a missão durou 10 dias, tempo em que o engenheiro realizou diversos experimentos em ambientes de microgravidade. “Existem vários objetos que contam este trabalho que ele realizou, inclusive objetos que trouxe do espaço”, falou Adriano Luiz Martins.
Os livros: É possível (autoajuda), Caminhando com Gagarin (Apontamentos), Missão Cumprida (Autobiografia) e O Menino do Espaço (Infantil ilustrado), todos editados por ele, também estão expostos na associação comercial. “Inclusive é um pedacinho do que podemos encontrar na Fundação Astropontes”, disse o superintendente da entidade mariliense, José Augusto Gomes, ao lembrar da existência da Fundação Astronauta Marcos Pontes, a Astropontes, que surgiu em 1987, voltada para projetos locais e de abrangência regional, de âmbito educacional, pesquisa e desenvolvimento. “Vale a pena ver como é a preparação de um ser humano para ir ao espaço”, disse o dirigente de Marília ao oferecer a oportunidade de visitação para escolas, grupos de pesquisadores e estudantes, empresários e população em geral. “Acredito que qualquer pessoa tem esse interesse de conhecer, afinal, o espaço sempre foi admirado pelos seres humanos”, comentou José Augusto Gomes que considerou a exposição muito agradável.
Para visitar os objetos do astronauta Marcos Pontes os interessados devem procurar a secretaria da associação comercial para agendamento, através do número telefônico: (14) 99702-7146. Os grupos e interessados podem visitar o espaço reservado em horário comercial e deverão respeitar todo o protocolo de saúde pública, com utilização de máscaras faciais, higienização pessoal e local, e não promover aglomeração. “Por isso é preciso combinar antes para que possamos atender a todos com segurança”, disse José Augusto Gomes ao lembrar que a visitação é gratuita e autoexplicativa. “Temos uma boa infraestrutura de atendimento aos interessados, e acredito ser uma excelente oportunidade para o pessoal ampliar os conhecimentos”, reforçou Adriano Luiz Martins que está constantemente vendo os objetos e sempre encontrando uma curiosidade, quando está na associação comercial. “Um excelente momento de reflexão”, disse.
LEGENDA – Alguns dos objetos na mine exposição espacial do astronauta Marcos Pontes, ainda presentes na associação comercial
LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Exposição 010222 A, B, C e D
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Instagram: eficaz.comunicacao