A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) foi convidada pelo governador João Doria para participar do comitê empresarial, que discute a retomada das atividades econômicas.
O convite foi feito pelo governador ao presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto. A primeira reunião do comitê, com a participação da Federação, ocorrerá na manhã desta quarta-feira (29/04).
Durante os encontros serão expostos e discutidos os projetos da equipe econômica do governo, além da análise e da apresentação das propostas das entidades convidadas.
“O governador convidou a Facesp, por meio da minha pessoa, para este grupo, que avaliará, entre outros temas, questões ligadas à reabertura do comércio”, disse Cotait. “A participação é muito importante porque além de já contarmos com o nosso interlocutor, o Flavio Amary (secretário estadual de Habitação), que tem se encontrado constantemente conosco e tem sido o nosso grande porta-voz, podemos agora, juntos, fazer parte deste comitê que discutirá o plano de saída da crise”, destacou.
Cotait afirmou que a conversa com o governador foi “muito sincera e cordial”. “Iremos defender as reivindicações dos empreendedores, que estão baseadas na necessidade de flexibilização do comércio e na reabertura no dia 1° de maio, antes do Dia das Mães”, ressaltou.
DIA DA SOLIDARIEDADE
Outro tema discutido na conversa entre Cotait e o governador Doria foi a proposta da criação do Dia da Solidariedade, que seria comemorado em meados de setembro. “Este é o mês previsto pelo governo estadual para que a situação volte à normalidade, desta forma, os setores ligados ao comércio estudariam a criação de um dia que venha marcar o reencontro das famílias, dos pais com os filhos, enfim um dia especial”, adiantou. “O governador afirmou que o Estado apoiaria integralmente esta nova data comemorativa, que poderá ser importante para a retomada do comércio”, frisou.
Durante pronunciamento no Palácio dos Bandeirantes, Doria elogiou a importância do diálogo aberto com a Facesp para adoção de medidas envolvendo o varejo neste período de quarentena. “Cotait tem mantido um excelente diálogo com o governo do Estado”, afirmou.
O governador também destacou a capacidade criativa do comércio, principalmente das pequenas e médias empresas do setor, para encontrar soluções de vendas pela internet nesse período de restrições à abertura das lojas físicas.
Mais informações:
Cleber Lazo
Assessoria de Imprensa Facesp
(11) 3180-3539
Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 56 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.