Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Facesp propõe a criação de comitês regionais de retomada econômica

Notícias 20 de abril de 2021

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) propôs ao governo estadual a criação de comitês regionais de retomada econômica. 

Os grupos, conforme a proposta da Facesp, seriam coordenados pelas Associações Comerciais e teriam como objetivo facilitar o acesso das micro e pequenas empresas (MPEs) ao crédito e, ainda, desenvolver ações para mitigar os impactos gerados pela pandemia do Covid-19 na economia local. Outras entidades serão convidadas a participarem desta força-tarefa. 

A sugestão foi apresentada pelo presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto, ao governador João Doria e à secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, durante reunião on-line, no final da tarde de segunda-feira (19/04). 

A ideia é que os comitês sigam o modelo já adotado na região de São José do Rio Preto. Em funcionamento desde o final de 2020, o grupo é liderado pela Associação Comercial de Rio Preto (Acirp) e conta com entidades como: Sebrae, Sesc, Sesi, Sest/Senat, Ciesp/Fiesp, Fatec, Sociedade de Medicina, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras. 

Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba seriam as primeiras regiões a receberem novos comitês, nesta etapa inicial de expansão. As Associações Comerciais destas localidades, as equipes da Facesp e os governos municipais e estadual, além dos vice-presidentes regionais da Federação, terão como missão formatar a equipe de trabalho. 

Caberá aos comitês regionais de retomada econômica apoiar as MPEs neste processo de recuperação e facilitar o acesso às linhas de microcrédito à disposição no Banco do Povo e no Desenvolve SP, que, neste momento, tem R$ 200 milhões disponíveis, porém, o governo trabalho para aumentar este montante. 

“A utilização das ACs no processo de acesso ao crédito era um pedido que temos feito desde o início da pandemia e que, agora, para o bem da classe empreendedora, pode começar a se concretizar”, destacou Cotait. 

Outra tarefa dos comitês estará a sugestão de adaptação do Plano SP, usando análises mais minuciosas, por meio de microrregiões. “A realidade dos municípios, dentro de uma mesma região, pode ser completamente diferente, por isso, se faz necessária uma verificação mais detalhada da realidade de cada município, de cada microrregião”, afirmou o presidente da Facesp.


Mais informações:

Cleber Lazo            

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 57 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE