A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), a Prefeitura Municipal, a Invest-SP e o Sebrae-SP promoveram, nos dias 10 e 11 de novembro, a 1ª edição da Rodada de Negócios Internacionais (FBR – Franca Business Round): evento que reuniu fábricas calçadistas locais e importadores com a finalidade de alavancar as exportações do setor. De acordo com a estimativa levantada pela organização do evento junto às empresas participantes, a prospecção é para 45,9 mil pares sejam enviados para fora do país gerando cerca de R$ 6,2 milhões em negócios, ao longo dos próximos 6 meses.
“Sabemos da importância do setor calçadista para a nossa cidade, de sua força econômica e de geração de empregos. Atualmente, ele é responsável por 1/3 de nossas exportações e praticamente 17 mil carteiras assinadas”, disse o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto.
Para o coordenador do DNI-ACIF (Departamento de Negócios Internacionais da ACIF), a ação foi muito bem sucedida. “Fechamos com sucesso a participação de mais de 20 importadores e 30 fábricas que puderam, durante dois dias, realizar cerca de 348 aproximações comerciais e reuniões de apresentação de seus produtos”, afirmou.
Ainda de acordo com a organização, Colômbia e Equador foram os países que sinalizaram mais interesse ou oportunidade de negócios, seguidos do Paraguai, Chile e Peru. Durante os dois dias de rodada, 68% dos importadores presentes solicitaram amostra dos produtos e 21% dos modelos solicitados devem ser enviados nos próximos dias. Válido dizer que 83% das tratativas devem ser feitas diretamente pelas fábricas com os importadores e a previsão é 43% dos negócios sejam estabelecidos a longo prazo.
Sobre a FBR
A Rodada de Negócios Internacionais é uma iniciativa do DNI-ACIF realizada pela ACIF, Prefeitura Municipal, Invest-SP e Sebrae que aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, no Comfort Hotel, na cidade de Franca. Participaram 30 fábricas calçadistas locais e mais de 20 importadores do Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai. Em razão de imprevistos com o voo, cinco importadores fizeram sua participação de forma online, no evento.
Além dos realizadores, a ação teve o apoio do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), Euromonitor, Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP), Ciesp/Franca (Centro das Indústrias do Estado de SP), Banco do Brasil, UPS (United Parcel Service), Ceciex (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais, Importadoras e Exportadoras), Associação Comercial de São Paulo e Ibrei (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais).
Os exportadores contaram também, durante o evento, com a disponibilidade de atendimento e serviços da Intercargo de Franca como Despachante Aduaneiro, do Banco do Brasil nas operações de câmbio e da Race Transportes no apoio logístico.
Anexos: imagem do evento (crédito: Wilker Maia/ACIF) e áudio com o coordenador do DNI-ACIF, Rafael Pugliesi, sobre o tema.