Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Festa Junina tributada: até 61,56% dos preços dos produtos podem ser impostos, alerta ACSP

Notícias 29 de maio de 2015

De acordo com presidente da ACSP e da Facesp, contribuinte já não aguenta mais pagar tantos impostos

São Paulo, 29 de maio de 2015. As festas juninas que serão organizadas neste ano vão pesar no bolso do consumidor. Os preços dos produtos comumente associados à data festiva são altamente impactados pelos impostos. Quem faz o alerta é a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O tradicional quentão e os fogos de artifício lideram a lista. Esses dois itens são os mais tributados entre os avaliados pelo levantamento divulgado pela ACSP: 61,56% do preço final desses produtos são impostos.

E não para por aí. Para quem gosta de tomar um vinho quente para comemorar as festividades de São João, o sabor vai ser de ressaca. Mais da metade do preço da bebida (54,73%) é puramente tributação.

E se beber sem pagar caro não será fácil, montar uma mesa apetitosa e com quitutes de qualidade também será um problema. Os preços do amendoim, da canjica e da pipoca, por exemplo, são compostos em mais de um terço por impostos – 36,54%, 35,38% e 34,99%, respectivamente. O pinhão, por sua vez, é tributado em 24,07% - tendo sido o menos taxado entre os itens da pesquisa.

Para Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), a carga tributária no Brasil já passou do limite. “Não podemos mais continuar com essa política de elevação de impostos, taxas e contribuições. Tanto consumidor quanto empresariado já não aguentam mais esses constantes aumentos. O custo da produção está aumentando, o poder de compra está diminuindo e a atividade econômica, retraindo”, adverte.

Acessórios

O levantamento da Associação Comercial de São Paulo, encomendado ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), também avaliou a carga tributária de acessórios tipicamente usados nas festas juninas. O chapéu de palha, tradicional símbolo dessa época festiva, é tributado em 33,95%. Já o preço da camisa é composto em 34,67% de impostos.

Impostômetro

Desde 2005, a ACSP mantém o painel do Impostômetro, na rua Boa Vista, centro de capital paulista, para chamar a atenção dos consumidores para o montante que eles pagam em tributos para a União, os Estados e os municípios. 



Mais informações:

Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3225

 

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE