Solenidade comemorativa das quatro décadas do Fórum de Jovens Empreendedores (FJE), realizada hoje (10), no auditório da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), contou com a participação do presidente Roberto Mateus Ordine; do presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da FACESP, Alfredo Cotait Neto; do coordenador do FJE, Wilson Victorio Rodrigues; além de diversas lideranças da instituição e da sociedade, como Guilherme Afif Domingos, Gilberto Kassab e Luiz Flávio Borges D’Urso, todos ex-membros do FJE.
“Participar dessa comemoração é algo que nos deixa muito felizes. Eu vi o FJE iniciar, e hoje estamos aqui celebrando esse marco histórico, que tanto nos enche de orgulho. Cumprimento a todos os jovens e, para mim, é uma alegria participar desta festa”, declarou Ordine.
“As comemorações dos 40 anos representam o reinício de uma nova etapa. Agora, a missão é atrair essa nova geração que se caracteriza por uma vivência individualista, de olho na tela dos celulares, para vir à ACSP aprender a conviver coletivamente, para vivenciar a essência política nessa nossa escola de civismo”, pontuou Afif, que idealizou e fundou o FJE, em 1984, oito anos após ter iniciado sua trajetória na ACSP.
Durante a solenidade, os convidados homenagearam Afif, ressaltaram a importância do Fórum para o futuro do empreendedorismo no País, resgataram a história do conselho e ainda conclamaram os jovens a se engajarem, cada vez mais, nessa instância da ACSP, que, segundo D’Urso, é uma “escola cívica, uma casa de cidadania”, que contribui com a formação integral do jovem, sedimentando valores além da tecnicidade.
“O FJE se tornou uma escola de lideranças e produziu líderes brilhantes que passaram a comandar os rumos da cidade, do estado e até do Brasil. Temos muito a comemorar porque esse intento de formar lideranças foi cumprido”, ressaltou Rodrigues, esclarecendo ainda que o Fórum não tem como objetivo fazer negócios. “O objetivo principal de quem vem para o Fórum não deve ser fazer negócios. Isso é uma consequência. A função primordial é de se tornarem líderes competentes. Isso acontecendo, os negócios aparecem na sequência”.
Além da homenagem a Guilherme Afif, que ganhou uma placa em reconhecimento a todo seu apoio para com o FJE, outros também foram homenageados, como os 14 ex-coordenadores do Fórum, entre eles, Luciano Giaroche Fernandes, que liderou o FJE quando o fórum completava 25 anos de existência.
“O networking, em geral, é importantíssimo e fundamental para qualquer profissão e segmento, mas o associativismo é muito mais poderoso. Criar essa rede, ter laços, fazer relacionamento e poder estar numa entidade como a ACSP, criando a base para empreender, vale muito a pena”, comentou Fernandes.
Ao final do evento, os participantes acompanharam palestra do educador Álvaro Schocair, fundador da Link School of Business, com a temática “O futuro da educação empreendedora”. Schocair, inclusive, foi homenageado como empreendedor jovem do ano. Ele enalteceu o impacto do empreendedorismo no Brasil, concedeu diversas lições de como empreender de forma exitosa, fez vários apontamentos referentes ao déficit educacional no País, cujo ensino, segundo ele, “está mais voltado a formar executivos e não empreendedores”, e compartilhou suas experiências frente à captação de recursos para start-ups. Quando questionado sobre o segredo para o sucesso em empreender, ele foi enfático: “Trabalho! Não acredito muito em sucesso sem muita persistência, sem muita disciplina e sem muito trabalho. Se tiver uma dica ou conselho a dar é o suor”.
O palestrante encerrou sua apresentação parabenizando a ACSP, reconhecendo a atuação da entidade em prol do empreendedorismo: “Que a Associação Comercial continue fomentando o empreender nesse país tão desafiador, abraçando aqueles jovens que, por necessidade ou ideal, querem construir um produto ou serviço e, por intermédio de uma empresa, atender uma necessidade da sociedade”.
Álvaro Schocair é fundador da Link School of Business e também da Tarpon Investment Group (IPO em 2007); criador do ChemHunter; e serviu como conselheiro na Coteminas, Metalfrio e Magnesita. É o principal acionista da Québec Impact Assets, holding de investimentos nos setores de saúde, educação e energia renovável.
SOBRE O FÓRUM DE JOVENS EMPREENDEDORES (FJE)
O FJE tem por objetivos ações motivadoras e intercâmbio com órgãos congêneres, além de promover e defender a livre iniciativa e incentivar os jovens ao empreendedorismo e formar jovens líderes.
Criado no dia 5 de setembro de 1984, com a denominação de Comissão de Jovens Empresários, e, ao longo de sua trajetória, passou por algumas alterações em sua denominação:
Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjBuwFE