O CME-ACIF (Conselho da Mulher Empreendedora da Associação do Comércio e Indústria de Franca) promoveu, nesta segunda-feira, 3, a 9ª edição do Fórum da Mulher Empreendedora. O evento reuniu 500 pessoas no Espaço Cedro para palestras e painéis de discussão em torno do tema ‘A Evolução Profissional da Mulher’. As convidadas foram recepcionadas pela coordenadora geral do CME-ACIF, Rosângela Pelizaro.
“Que saudades eu estava de nos reunirmos novamente e estarmos, depois de 2 anos e meio, de volta ao Fórum da Mulher Empreendedora. É uma alegria ver essas 500 mulheres reunidas, buscando aprendizado e formando networking. Sejam todas bem-vindas!”, disse.
O presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, teve a oportunidade de relembrar os avanços da mulher francana no cenário profissional, indo ao encontro do tema do fórum.
“A mulher francana tem se destacado e ganhado força no mercado de trabalho. Um levantamento do nosso Instituto de Economia mostrou que há cerca de 40 anos, apenas 36% dos trabalhadores de Franca eram mulheres. Atualmente, esse montante saltou para 46%. Na prática, são mais de 45 mil mulheres produzindo riqueza e conhecimento para nossa cidade. A desigualdade salarial entre homens e mulheres também diminuiu – Há 40 anos, a diferença era de 45% e, atualmente, essa desigualdade caiu para 12%, mas ainda existe e precisa mudar”, afirmou.
Após a recepção, o público teve acesso à palestra Sebrae Delas, que apontou caminhos para o empreendedorismo feminino, e ao painel de discussão Sucessão Familiar, com a participação das empresas francanas Larulp, Know How e Mineirão. A empresária Luíza Helena Trajano, do Magalu, comandou o painel Empreendedorismo Feminino e Seus Desafios ao lado da também empresária Alcione Albanese, da Amigos do Bem e FLC Lâmpadas.
“Eu sempre apoio este evento do CME-ACIF que é um espetáculo: elas fazem tudo com muito carinho e Franca é uma cidade empreendedora, como nunca vi igual. É um prazer, eu amo estar aqui, trazer minhas amigas para as palestras nesse evento que é um sucesso! Secesso de público, de conteúdo, de tudo”, afirmou Luiza Helena. “Hoje foi um dia muito especial e tive a alegria de fazer uma palestra falando de propósito para essas empreendedoras que querem fazer a diferença e não somente olhar para o seu negócio, mas para a solidariedade e generosidade, tão necessárias para o nosso país”, completou Alcione.
O painel ‘Mulheres no Ar, Terra e Fogo’ aconteceu na sequência, com as participações da astronauta Laysa Lage, que se prepara para ser a primeira brasileira no espaço; a motorista de carreta Daiane Cardoso e a capitã do Corpo de Bombeiros de Franca, Sandra Bueno. Elas dividiram com o público suas experiências, desafios e aspirações. O mesmo aconteceu no painel Representantes do Agronegócio, com a presidente da Câmara Setorial da Pecuária na Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Chris Morais, e a eleita Mulher do Agronegócio 2020, Luciana Dalmagro.
As CEOs da Chokdoce e Segredo Lacrado, Maria Helena Arantes e Dayane Rodrigues, respectivamente, estiveram à frente do painel Cases de Sucesso, contando as histórias de suas empresas. O encerramento aconteceu com a palestra ‘A Ousadia, o Talento e a Força da Mulher’, com Leila Navarro.
Após a exibição de um vídeo hilário em que a palestrante aparece em diversos cenários da cultura pop, Leila subiu ao palco com roupas de led, uma espécie de coroa, tiara e descalça. “Alguns podem me chamar de ridícula, mas ridículo é chegar aqui e fazer exatamente o que esperam de mim. Quanto mais eu crio, quanto mais eu invento, quanto mais eu faço diferente, mais me chamam de louca e, quanto mais me chamam de louca, mais rica eu fico.”
O evento se encerrou com um sorteio de brindes e apresentação musical.
Anexo: imagens do evento / Crédito: Wilker Maia/ACIF
Tarissa Esteves
(16) 3711-1719
(16) 9 9153-5024