Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Frio estimula as vendas, informa a ACE de Pompeia

Notícias 21 de junho de 2016

Consumidor desconfiado com o frio, e comerciantes cautelosos com as vendas na cidade de Pompeia
 
A queda da temperatura pode “esquentar” as vendas no comércio de Pompeia. De acordo com a presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, a primeira quinzena de junho registrou aumento de 2,1% no movimento das vendas a prazo, no comércio em geral, comparado com o mesmo período de 2015. “Esse ano o frio será mais intenso em virtude de não sofrer os efeitos do “El Niño”, que eliminou o frio no ano passado”, recordou a dirigente que está animada para o início da recuperação das vendas na cidade, que já tem demonstrado sinais animadores. “As baixas temperaturas vão impulsionar a comercialização de produtos parcelados como aquecedores, chuveiros e torneiras elétricas”, lembrou.

Para a presidente da associação comercial pompeense esse saldo positivo é pontual e não sinaliza melhora estrutural do varejo. “É apenas um detalhe, que muito influenciará nas vendas”, comentou ao admitir que a tendência ainda é da situação ser delicada, por fatores que tem se agravado, como o desemprego em alta e o retorno da massa salarial a patamares de três anos atrás. “A confiança do consumidor deu sinais de ligeira estabilidade, mas precisa melhorar mais”, disse ao observar os número apresentados por recente pesquisa desenvolvida pela Associação Comercial de São Paulo, que dita o ritmo das vendas no País. “As próximas medidas econômicas abrirão caminho para a retomada a médio e longo prazos”, acredita.

Em 2015, as vendas a prazo no período já haviam caído 6,9% no confronto com 2014, o que enfraqueceu a base de 2015 e contribuiu para o saldo positivo. Na contramão, as vendas à vista caíram 5,9% na quinzena, frente ao mesmo período de 2015. Foi observada, contudo, melhora nas vendas de blusas, luvas, botas, calçados, edredons, mantas, garrafas térmicas e outros produtos relacionados com o inverno. Contrastando-se com a primeira quinzena de maio, houve crescimento tanto nas vendas a prazo (+19,6%) quanto à vista (+17,4%), também em decorrência do frio acentuado e do efeito-calendário (a primeira quinzena de junho também teve um dia útil a mais sobre maio).

A estação de inverno começou na última segunda-feira, dia 20, e durante os próximos três meses o frio será constante apesar do sol que aparecerá fraco, mas as noites serão “geladas”, de acordo com os meteorologistas. “Isto quer dizer que teremos temperaturas baixas, e o consumidor terá que se preparar, pois, nos últimos anos o frio foi fraco e este ano promete ser bem mais forte”, falou ao se basear nos noticiários e nas previsões para o inverno de 2016. “Tem comerciante desconfiado, porém, é preciso se preparar”, disse Marineves da Silva Barros Souza que também está cautelosa, e sugere planejamento na hora de comprar e cuidado na hora de vender. “Uma boa venda, começa com uma boa compra”, ensinou a comerciante que presidente da ACE de Pompeia. 

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) 
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE