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Governador do Mato Grosso explica o que tem feito para organizar logística e finanças do estado

Notícias 07 de maio de 2024

DO DIÁRIO DO COMÉRCIO

Para resolver um problema que se arrasta há anos na BR-163, uma estrada que corta o país ao meio ligando as cidades de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, a Santarém, no Pará, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, propôs uma solução inovadora: o próprio Estado assumiu a concessão da rodovia federal.

Com milhares de quilômetros de estradas ainda a serem pavimentados ou duplicados, o Mato Grosso, que é líder nacional no setor agrícola, acumula perdas enormes de safra por causa de acidentes e problemas logísticos. 

Com o Estado assumindo a concessão, foi possível resolver, sobretudo, a retomada imediata das obras que vinham sofrendo dificuldades de relicitação. A iniciativa foi uma solução inédita que envolveu esforços da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério dos Transportes (MTrans), Governo do Mato Grosso e Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com Mendes, serão 5,5 mil quilômetros de asfalto novo no Estado e outras melhorias logísticas até maio de 2025. Já foram recuperados pavimentos em cinco trechos da BR-163, rodovia considerada de suma importância para o escoamento da produção agropecuária do Estado. O investimento foi de R$ 1,6 bilhão.

"A troca do controle acionário da concessionária envolveu a compra da concessão pelo valor de R$ 1, porque ninguém se interessava. Todo mundo só quer lucro. O meu compromisso é retorno social e prover infraestrutura adequada. Em alguns anos venderemos isso de novo para o mercado. Boa gestão se faz com decisões corajosas", disse o governador em reunião do Conselho Político e Social (Cops) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizada na última segunda-feira (6).

Formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e empresário, Mendes foi prefeito de Cuiabá entre 2013 e 2015. Antes, foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), do Sesi e Senai no período de 2007 a 2010.

Com um olhar voltado para o desenvolvimento econômico, infraestrutura, preservação ambiental e qualidade de vida da população, Mendes destacou que conseguiu diminuir pela metade a dívida que herdou, que passou de R$ 6,46 bilhões, em 2019, para R$ 3,78 bilhões, em 2023.

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Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjBpdkm

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