Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Governo de São Paulo investe R$ 5 milhões em nova ação de fortalecimento do Projeto Guri: “Toca mais, Guri!”

Notícias 25 de junho de 2014

Alunos dos polos de Franca e da região farão uma apresentação especial em comemoração ao lançamento, no Teatro Municipal da Cidade, no dia 27 de junho

Uma apresentação especial do Projeto Guri em Franca, no dia 27 de junho, marca o lançamento do Toca mais, Guri! – programa criado pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de oferecer ainda mais qualidade às ações desenvolvidas pelo Projeto Guri no interior e litoral paulistas. O investimento de R$ 5 milhões será utilizado na aquisição de quatro mil instrumentos musicais e na construção de uma nova luteria, em Franca, entre outras, importantes ações. 

“O Projeto Guri é um dos maiores programas da Secretaria de Estado da Cultura no interior e no litoral, com ações de extrema abrangência tanto na área de formação artística quanto de difusão. Por isso, é um orgulho muito grande poder anunciar mais esse investimento, que possibilitará o fortalecimento das ações realizadas pelo Projeto em 370 polos”, diz o Secretário de Estado da Cultura Marcelo Mattos Araujo. 

“A ampliação proporcionará ainda mais qualidade ao ensino da música dentro do Projeto, que já atendeu mais de 540 mil crianças e adolescentes, em seus 19 anos de existência. Todas as ações reforçam a missão do projeto de promover a prática coletiva, incentivando o desenvolvimento humano”, afirma a diretora executiva da Amigos do Guri, Alessandra Costa. 

Com o objetivo de fortalecer as ações desenvolvidas pelo Projeto Guri nos polos do interior e do litoral de São Paulo, o Toca mais, Guri!permitirá a compra de aproximadamente quatro mil instrumentos musicais. Duzentos deles, de alta qualidade, serão destinados aosGrupos de Referência – formados por alunos e ex-alunos de maior destaque na rede, escolhidos por um processo seletivo. As compras incluem teclados de percussão, instrumentos de percussão sinfônica, percussão étnica e de sopros. 

As novas aquisições também visam à ampliação do Programa de Empréstimo de Instrumentos, que possibilita aos alunos levar o instrumento para estudar em casa, um complemento fundamental para o aprimoramento técnico dos estudantes de turmas avançadas e participantes dos Grupos de Referência. Com isso, o número de beneficiados com o programa de empréstimo aumentará de mil para cinco mil alunos. 

Outra novidade é que a Orquestra Verde do Guri será expandida. Além de Franca, os Grupos de Referência de Santos e de Araçatuba também ganharão violões produzidos com madeira maciça certificada pela Forest Stewardship Council (FSC), organização responsável pelo manejo florestal sustentável ao redor do mundo. Com isso, o Guri terá mais duas Orquestras Verdes. 

Franca receberá, ainda, uma oficina de luteria que possibilitará aos alunos adquirir mais conhecimentos sobre o processo de construção e manutenção dos instrumentos de corda utilizados por eles. A oficina funciona, também, como uma capacitação, permitindo que os guris possam ingressar em cursos profissionalizantes na área. As Luterias de Itapeva (foco em violino) e Ouro Verde (foco em violão) terão suas oficinas readequadas, com novos maquinários, ferramentas e materiais de consumo. 

O Toca mais, Guri!  também fortalece as atividades desenvolvidas em projetos especiais como o Bloco do Guri e o Pandeiro Brasileiro. A obtenção de acordeons, tubas, kits de instrumentos de bateria de escola de samba, entre outros, permitirá a expansão de novos cursos e o aprofundamento do ensino. Além disso, outros materiais, instrumentos e acessórios utilizados em sala de aula serão substituídos com o objetivo de modernizar as aulas e melhorar a qualidade do ensino. 

Comemoração especial

Em parceria com o Conservatório de Tatuí, a organização social Amigos do Guri – responsável pela gestão do projeto no interior, litoral e Fundação Casa – realiza espetáculo em comemoração ao anúncio do novo programa, no Teatro Municipal de Franca, às 20h. Aberto ao público e gratuito, o evento reúne os integrantes da Orquestra Verde do Guri (Grupo de Referência de Franca) e Grupo de Choro do Conservatório. 

Estarão presentes a Renata Bittencourt, coordenadora da Unidade de Formação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, o prefeito do município de Franca, Alexandre Augusto Ferreira, a diretora executiva e o diretor educacional da Amigos do Guri, Alessandra Costa e José Henrique de Campos, além do deputado estadual Roberto Engler. 

A Orquestra do Guri, composta por violões, violas caipiras e cavacos, abre a apresentação. Vinte alunos de desempenho avançado, de Franca e região, executam repertório calcado na música popular brasileira. Entre as canções estão “Assum Preto”, de Luiz Gonzaga, “Vide Vida Marvada”, de Rolando Boldrim, e “João e Maria”, de Chico Buarque. Com formação instrumental original e inusitada, o grupo, coordenado por Rossiny Xavier, é um dos destaques do Projeto Guri e já tocou com importantes músicos brasileiros, como o violeiro Ivan Vilela.

Projeto Guri

www.projetoguri.org.br  

Polo ACIF Franca 

Desde 2005, três anos após a implantação do Projeto Guri em Franca, a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) é parceirado programa sociocultural que tem como objetivo a busca pela promoção da educação musical e da prática coletiva de música tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação. 

A Entidade fornece o espaço físico, a manutenção, a infraestrutura e a segurança dos equipamentos. O local já foi ampliado três vezes para atender a demanda de alunos. Cada mudança gerou maior espaço físico, novos cursos e mais vagas. 

Atualmente a equipe é formada por 12 educadores, uma coordenadora, um auxiliar de coordenação e um auxiliar de Polo. Atende na Rua Adolfo de Assis, 1243, no Centro, 600 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que praticam canto coral, iniciação musical, teclado/piano, violão, cavaco, viola caipira, percussão, cordas friccionadas (violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo acústico), sopros: - metais (trompete, trombone, eufônio); - madeiras (flauta transversal, clarinete e saxofone). 

Mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. No interior de São Paulo, a Associação Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Em Franca, a ACIF é a parceira que mantém o projeto. 

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CCR Autoban (municípios de Jundiaí, Campinas, Sumaré, Cordeirópolis, Nova Odessa, Santa Bárbara D´Oeste e Vinhedo); Arteris (municípios de Rio Claro, Jaú, Sertãozinho, Franca e São Carlos); SKY (municípios de Campos do Jordão, São Carlos, Batatais, Lorena e Taubaté); Duke Energy (municípios de Fartura, Rosana, Salto Grande, Mirante de Parapanema e Sandovalina); Deloitte (municípios de Vinhedo, Elias Fausto e Santa Gertrudes); Mercedes-Benz (municípios de São Carlos e Iracemápolis); Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP (Grupos de Referência); Azul (município de Campinas), Banco Votorantim (município de Itapeva); GRUPO BB E MAPFRE (município de São Carlos), Capuani (município de Tietê); CCR SP Vias (município de Itapeva); Grupo Maringá (município de Ourinhos e Itapeva); EDP (municípios de Aparecida, Lorena e São Sebastião); Magazine Luiza (município de Franca); Pinheiro Neto (município de Sorocaba); Supermercados Tauste (municípios de Bauru e Marília); Cipatex (município de Cerquilho); PPE Fios (município de Cerquilho); Secretaria de Cultura de Águas de Lindóia (município de Águas de Lindóia); Pirelli (município de Elias Fausto e Campinas); Pampilli (município de Birigui); Inforshop (município de Itu). 

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclado e percussão, para crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos em mais de 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os 370 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 540 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que, desde 1995, administra o Projeto Guri. De 2004 até hoje, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação Casa. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. As informações completas estão no site  www.projetoguri.org.br

Informações para a imprensa: 

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

www.inpresspni.com.br                        

Carolina Bessa – carolina.bessa@inpresspni.com.br

Tel.: (11) 3323-3766

Louise Archanjo – louise.archanjo@inpresspni.com.br

Tel.: (11) 3323-1529

Cárita Abdal – carita.abdal@inpresspni.com.br

Tel.: (11) 3323-1591

 

Secretaria de Estado da Cultura

Janaína Vieira – janvieira@sp.gov.br / (11) 3339-8169

Em seguida, os alunos de Tatuí, ao lado do violonista e coordenador Alexandre Bauab, mostram a importância do Choro como gênero musical. Munidos de violões sete cordas, bandolim, cavaco, percussão e flauta transversal apresentam canções marcantes do universo artístico brasileiro, como, “Acerta o Passo”, de Pixinguinha, “Acorda”, de Caio Cury e “Pé Redondo”, de João Camareiro. 

Contato com a Imprensa
Fernanda Martins
E-mail: imprensa@acifranca.com.br
(16) 3711-1719 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE