Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Governo parcela recolhimento do ICMS sem multa e juros

Notícias 03 de janeiro de 2018

 Os eletroeletrônicos continuam sendo os mais procurados no Natal, no melhor dezembro dos últimos anos

Pela quarta vez o Governo Paulista concede aos comerciantes em geral o pagamento de 50% do imposto referentes às vendas de Natal no mês de janeiro e a segunda cota em fevereiro de 2018. O governador Geraldo Alckmin assinou decreto que autoriza a Secretaria da Fazenda a recolher em duas parcelas o ICMS das vendas de dezembro do setor de varejo, com dispensa de multa e juros. “Isso ajudará muito determinados setores que passam a ter grande movimento com as vendas no Natal”, disse o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Rinaldo José Traskini, ao aguardar a publicação no Diário Oficial.

Esse comportamento já havia acontecido nos anos de 2013, 2014 e 2016, se repetindo agora em 2017. A medida facilita o recolhimento do ICMS para os contribuintes e representa um reforço no fluxo de caixa para os varejistas no início do ano, período de queda sazonal no movimento do setor. “Ajudará no fluxo do caixa da empresa, principalmente num período que normalmente complica para o varejista”, acrescentou o presidente da associação comercial pompeense que repassa a informação para que os lojistas se preparem. “A gente meio que aguarda esse tipo de ação do Governo Estadual”, disse Rinaldo José Traskini ao admitir que em 2015, quando não houve, foi um momento complicado. “Naquele tempo foi difícil”, reconheceu.

Apesar de um movimento forte na primeira quinzena de dezembro, chegando a 4,5% de elevação no comparativo com o ano passado, as vendas do varejo devem crescer no máximo a 5% em relação ao mesmo período de 2016, comparando o mês todo. “O resultado deste Natal não vai recuperar as perdas decorrentes da recessão econômica, mas é o melhor dezembro dos últimos anos”, disse o presidente da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti. “Os aumentos tendem a ter continuidade e serem maiores, dando mais consistência à recuperação do varejo”, explicou ao analisar recente pesquisa no setor.

De acordo com Alencar Burti o resultado positivo previsto também se explica pela base fraca de comparação. O dado mensurado pela ACSP se refere ao movimento de vendas durante todo o mês de dezembro. Na primeira quinzena do mês em questão, o Balanço de Vendas/ACSP registrou aumento médio de 4,7%. As comercializações a prazo (6,5%) tiveram melhor desempenho do que as vendas à vista (2,8%), o que deve se repetir na segunda quinzena. Isso sugere que segmentos como o de eletroeletrônicos devem se destacar, beneficiados pelas quedas das taxas de juros, o que barateia o crédito e estende os prazos de pagamento.

Para Rinaldo José Traskini, independente da situação, o movimento tem sido bom e as lojas estão com boa presença de consumidores. “Inclusive, domingo, as lojas da cidade de Pompeia estarão abertas até as 17 horas”, avisou o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia. “Os atrativos surtiram efeito e nossa campanha com sorteio de prêmios, mais uma vez, contou com um grande número de adesões e de consumidores que participam eletronicamente este ano”, disse o dirigente satisfeito com o trabalho realizado no final do ano pelos lojistas.

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE