Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Guilherme Afif Domingos fala sobre projetos do Ministério da Micro e Pequena Empresa, com o lema “Pensar simples”

Notícias 04 de novembro de 2013

O ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, fez palestra na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) nesta segunda-feira (4/11), durante reunião conjunta do Conselho Político e Social (COPS) e do Conselho de Economia (COE). 

Estiveram presentes o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato; o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), José Paulo Dornelles Cairoli; o coordenador do COE, Roberto Macedo; o coordenador do COPS, Jorge Bornhausen; e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti.   

“Hoje é nossa última reunião do ano do COPS e COE. Tivemos grandes encontros neste ano. Foram conselhos muito atuantes, que nos trouxeram pessoas do mais alto nível e a Casa se sente agradecida”, disse Rogério Amato. 

Guilherme Afif Domingos falou sobre os projetos da Secretaria da Micro e Pequena Empresa - entre eles, a universalização do Simples, permitindo que outras categorias se enquadrem no sistema, como a de corretores de seguros. 

O ministro explicou de que forma a Redesim vai integrar as juntas comerciais dos estados e também mencionou o projeto de internacionalização das pequenas empresas, que precisam ter acesso a crédito e ao mercado internacional. “Estamos iniciando no Brasil uma grande campanha para pensar simples, para libertar a alma empreendedora do brasileiro”, frisou Afif. 

O palestrante revelou os planos do Ministério para o artesanato brasileiro. “O setor enfrenta enormes dificuldades em termos de logística. A nossa prioridade neste assunto será o transporte. Hoje, o artesão brasileiro não consegue ter escala suficiente para ser independente. E os espaços para comercialização são escassos”. 

Guilherme Afif explicou que será implantado um grande portal do artesanato e que serão adquiridos caminhões para transportar os produtos – os veículos serão entregues às coordenadorias de artesanato dos estados. “Vai ser uma maneira inclusive de estruturar o artesanato para a Copa do Mundo. Outro desafio será montar feiras por todo o Brasil na época de Natal, para incentivar os consumidores a adquirirem presentes brasileiros ao invés de produtos chineses” finalizou.   

 

 

 

Mais informações:

Ana Cecília Panizza

Assessoria de Imprensa da ACSP

apanizza@acsp.com.br

(11) 3180-3220

Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 118 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, tem estado sempre ao lado da pequena e média empresa, dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços no País.  

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE