Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Guru digital Alice Ferraz desvenda como atingir o sucesso nas redes sociais em palestra no 19º Congresso da FACESP

Notícias 01 de novembro de 2019

Atibaia, 31 de outubro de 2019 – O tema Empreendedorismo Digital mereceu um cuidado muito especial dentro do 19º Congresso da FACESP, em Atibaia, com a palestra da guru digital Alice Ferraz, criadora e responsável pelo sucesso da plataforma Fhits e, considerada uma das personalidades mais influentes no universo digital brasileiro. O Congresso também teve a participação de Alice Salazar, empreendedora digital e integrante de recente edição do reality show “O Aprendiz”; e Helena Lunardelli, proprietária do movimentado blog Do Jeito H.

Com a tarefa de mostrar o que significa inspirar, interagir engajar e converter nas mídias digitais, Alice Ferraz falou que para se extrair o melhor em cada canal é essencial ser verdadeiros em seus propósitos, saber da sua responsabilidade em influenciar as pessoas, pois diante de qualquer escorregada, a mentira pode se tornar escancarada nas mídias digitais.

Ela lembrou que o início da sua carreira, na década de 90, como gerentes de marketing das redes Mappin e Mesbla, começou a entender a necessidade de buscar os resultados em ações off-line. “Em 2011, comecei uma busca inquietante pelos resultados das veiculações. Foi quando comecei a trabalhar com as mídias digitais, conheci e não quis mais parar. Queria saber como atingir com eficiência os resultados esperados, como desenvolver uma narrativa, como conquistar os objetivos”, contou Alice.

Hoje, a idealizadora do Fhits revelou aos participantes do Congresso FACESP que não imaginava que isso fosse possível. No entanto, explicou que o sucesso no universo digital exige que a tecnologia esteja na cabeça do empreendedor. “Não adianta contratar um especialista, se você não sabe como exigir”, explicou.
No Fhits, Alice fala sobre moda, beleza e arte, pois possui expertise a respeito dos temas. “Não podemos falar sobre o que não conhecemos. Além disso, com a comunicação 5.0 muitos falam para muitos. Todos estão conectados, todos têm voz. Por isso, é importante engajar a sua voz com credibilidade”.

Por exemplo, Gisele Bündchen é um rosto, uma imagem na TV. Já a Alice Salazar, é um rosto na internet. As duas andam juntas para atingir as pessoas. Atualmente precisamos de mais de uma voz para atingir o público. Tudo é muito rápido. Com o 5G, tudo será ainda muito mais rápido e a comunicação tem o dever de acompanhar. O consumidor faz parte do dia a dia dos influenciadores, assim como os influenciadores fazem parte da rotina das pessoas.

“Quando eu vejo, a Maria da Paes na novela A Dona do Pedaço, no programa da Ana Maria Braga, no Youtube, no Instagram, na internet, percebemos que ela está presente simultaneamente em todos os canais. As marcas precisam disso para atingir o consumidor e os influenciadores com eficiência. Se você mentir, mais cedo ou mais tarde, será descoberto. Um dos objetivos do personagem Maria da Paes, por exemplo, é humanizar a farinha”.

Todo mundo tem Instagram, mas é preciso identificar a voz e o ruído. É fundamental identificar se você não está produzindo mais ruído do que voz. Isso é importante para inspirar, interagir engajar e converter em vendas o seu produto. Nada disso acontece se não criar uma comunicação de qualidade. Além disso, é necessário ter dedicação e constância, ter reputação sobre o que você fala. Quanto mais quanto mais nos tornamos digitais, é fundamental criar experiências reais para as pessoas. Não estamos falando de likes, mas do engajamento, de como encontrar o ponto de equilíbrio na comunicação.

Antes de concluir a sua palestra, Alice Ferraz chamou ao palco Alice Salazar e Helena Helena Lunardelli, dois fenômenos nas redes socias, que conquistaram, de maneiras diferentes, reputação e sucesso.

Helena Lunardelli entrou no universo digital meio sem querer, mas já tinha expertise em maquiagem e beleza. No entanto, percebeu que só atingiria o sucesso com muito profissionalismo. “As redes sociais são ferramentas importantíssimas para o sucesso nos negócios, porém exigem uma enorme dedicação. É preciso lembrar que existem pessoas atentas ao seu trabalho e um cliente esperando por resultados”.

Alice Salazar lembrou que quando foi demitida nacionalmente por Roberto Justus no programa “O Aprendiz”. Ao sair do reality, percebeu que teve uma queda significativa na sua audiência nas redes digitais, embora tenha deixado tudo planejando para o período que estaria incomunicável. “A gente vende, mas atrás disso é preciso ter uma alma. O engajamento caiu porque eu não estava mais no dia a dia dos meus canais. Além disso, a minha audiência digital foi desviada para o programa”, contou.

Para finalizar o painel sobre Empreendedorismo Digital, Ana Claudia Badra Cotait, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado (FACESP), subiu ao palco para a agradecer demonstrar a sua satisfação. “Estou muito feliz com a presença de vocês aqui. São exemplos inspiradores de mulheres empreendedoras. E com a Alice Ferraz, temos mais uma coincidência: somos apaixonadas por Jesus”, concluiu Ana Claudia, oferecendo a cada convidada uma placa de agradecimento pela participação no evento.

Mais informações:
Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa Facesp e ACSP
pgbaptista@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE