Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Hábitos de consumo adquiridos na pandemia devem permanecer

Notícias 05 de junho de 2020

De repente, muitos tiveram que se adaptar ao home office, permanecer mais em casa, se familiarizar com o mundo digital e adquirir novos hábitos.

 

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que os brasileiros aumentaram suas compras online, passaram a usar meios digitais de pagamentos e devem continuar com essa rotina de compra e consumo no pós-pandemia.

 

Segundo os dados, 61% dos consumidores que compraram online durante a quarentena, aumentaram o volume de compras devido ao isolamento social. O destaque foi para alimentos e bebidas de consumo imediato que cresceram 79%.

 

Conforme os resultados da pesquisa, depois de experimentarem o comércio eletrônico em novas categorias, o consumidor brasileiro indica que está mudando o comportamento de consumo, com 52% dos entrevistados comprando mais em sites e aplicativos durante a quarentena e 70% que pretendem continuar.

 

Adaptação à nova realidade

 

Para atender esta grande demanda, os empreendedores tiveram que se reinventar. A aposta foi se especializar em redes sociais, obter conhecimento de marketing digital e verificar se suas plataformas estavam adequadas para as vendas online. A Associação Comercial de Sorocaba já atendeu aproximadamente mil empresários nesta quarentena.

 

Segundo Rodrigo Figueiredo, da Agência Verbo Comunicação, parceira da Associação Comercial de Sorocaba, as empresas que ainda não olharam para os canais digitais enfrentarão mais dificuldades. “Existem oportunidades de ampliação de negócios nestes canais, inclusive após o período de quarentena. Não podemos mais pensar em transformação digital. Agora, de fato, é partir para a ação”, orienta.

 

Auxílio

 

Visando essa nova tendência, a Associação Comercial de Sorocaba oferece gratuitamente aos seus associados diversas orientações, dentre elas:

 

- Consultoria de marketing digital: focada em redes sociais para transformar esta ferramenta em formas de venda, divulgação, engajamento e captação de clientes.

- Consultoria sobre canal de vendas: com o objetivo de analisar os meios de compra e venda utilizados pelas empresas, com o intuito de aconselhar se devem migrar ao e-commerce.

- Consultoria de marcas e patentes: para auxiliar os empreendedores a protegerem sua marca e suas ideias.

- Consultoria jurídica: para orientar sobre a flexibilização do comércio, questões trabalhistas e tributárias.

- Clube de Compras: um espaço onde a Associação Comercial disponibiliza para que pequenos e médios empreendedores possam divulgar e vender seus produtos e serviços.

 

Mais informações podem ser conferidas no site www.acso.com.br ou pelo telefone (15) 3331-1003.


Sobre a Associação

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio local, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento da cidade. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

 

Facebook ACSO: /acsorocaba

Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba

Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso

Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL

Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso

Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba

Twitter: @acsorocaba

Site: www.acso.com.br

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE