O presidente da ACIF José Alexandre Carmo Jorge entregou na manhã de hoje 75 exemplares do livro “ACIF 70 anos” à secretária de Educação Fabiana Granado Garcia Sampaio e à coordenadora de Ensino Andrea Marqueti. Os livros serão distribuídos para as Salas de Leituras de todas as escolas municipais de Franca, bibliotecas e Educação de Jovens e Adultos.
Segundo a coordenadora, a história da ACIF – ligada diretamente à história de Franca e outras entidades – será abordada na disciplina transversal “Educação Empreendedora”, em parceria com o Sebrae, da educação infantil até o 5º ano fundamental.
Para a secretária, o livro é uma obra importante que vai engrandecer a educação dos estudantes de 4 a 10 anos de idade. “Conhecer a história da cidade é fundamental, ainda mais por meio de uma entidade como a ACIF. Resgatar essa história é oportunizar as crianças a aprender sobre o passado do local onde vivem. A qualidade das fotos com certeza será um atrativo”, disse Fabiana.
Na oportunidade, José Alexandre entregou uma obra no Arquivo Histórico Municipal “Capitão Hipólito Antônio Pinheiro” e conheceu as suas instalações no Colégio Champagnat.
O livro
A obra “ACIF 70 anos” foi escrita pela jornalista Ana Catarina Prebill e lançada no dia 12 de setembro em comemoração aos 70 anos da Entidade.
De acordo com o presidente, para levantar a história da ACIF não foi fácil garimpar e encontrar fatos já quase esquecidos no tempo. Muitos, sem nenhum registro escrito ou documentado, que sobreviveram apenas na memória de pessoas que ajudaram a construir a Entidade.
“Por isso, decidimos publicar um livro com todas as informações que conseguimos levantar, como forma de homenagear tantas pessoas que passaram pela ACIF e dedicaram parte de suas vidas ao engrandecimento de nossa cidade, lutando por seus ideais e pela defesa de princípios”, afirmou.
Ao longo de suas sete décadas, a ACIF teve 17 presidentes, sendo que sete deles contaram suas experiências à frente da Entidade no livro.“Estes empresários tiveram a grandeza de alma de contribuir para o crescimento das empresas associadas à ACIF, mesmo aquelas concorrentes diretas de seus próprios negócios, porque sempre foram movidos por ideais”, ressaltou José Alexandre.