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Impostômetro chega aos R$ 200 bilhões neste sábado

Notícias 31 de janeiro de 2014

Em 2013, marca foi atingida 13 dias depois, revelando aumento da carga tributária; levantamento mostra porcentagens de impostos nos produtos de Carnaval - serpentina e confete têm 43,83%; spray de espuma tem 45,94% e, máscara, 43,93%     

À 0h deste sábado (1/2), o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) vai chegar à marca de R$ 200 bilhões. Esse é o valor pago em impostos, taxas e contribuições por todos os brasileiros desde o 1º dia do ano.

A carga tributária aumentou do ano passado para esse, já que em 2013 os R$ 200 bilhões foram atingidos dia 14/2.  

O presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, destaca que a maior parte de todo esse dinheiro arrecadado vai para gastos de custeio e não de investimento, o que atrasa o desenvolvimento do Brasil. “Nesta semana, recebemos a notícia de que os gastos do governo federal atingiram um recorde histórico em 2013 e que os investimentos cresceram muito pouco. Isso mostra que o problema das finanças públicas não está do lado da receita mas, sim, do lado do gasto, da despesa”, afirma Amato.

Localizado na Rua Boa Vista, centro da capital paulista, o Impostômetro aponta o valor total de impostos destinados à União, aos estados e aos municípios. Pelo portal www.impostometro.com.br, é possível levantar os valores que as populações de cada estado e município brasileiro pagaram em tributos e também visualizar o que dá para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado.

Impostos no Carnaval

Nem na hora da folia o brasileiro vai escapar da alta carga tributária. Do preço da serpentina e do confete, 43,83% são de impostos. No spray de espuma são 45,94%. A máscara de plástico tem 43,93% e a máscara de lantejoulas possui 42,71%. E na hora de comprar a fantasia, o folião vai pagar mais de 30% de imposto. Os dados são do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) – cujos dados abastecem o Impostômetro.   

Veja a tabela completa:

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 119 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região. 

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa
E-mail:apanizza@acsp.com.br
Tel: (11) 3180-3220

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