Impostômetro marca R$ 900 bilhões
De acordo com as informações da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo marcou neste sábado, dia 27/07, por volta das 23h30, cerca de R$ 900 bilhões. Dados da entidade indicam que esse valor é referente a impostos pagos pelo contribuinte à União, Estados e municípios desde janeiro deste ano.
Para a ACSP, a marca será atingida com seis dias de antecedência na comparação com o levantamento feito em 2012, significando um aumento na carga tributária.
Para o presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Rogério Amato, temos que deixar de ser súditos para sermos cidadãos; os cidadãos precisam ser informados sobre o quanto estão pagando. Queremos que todos saibam que nada é de graça – nem escola, nem hospital, nem serviço público algum.
Localizado na Rua Boa Vista, centro da capital paulista, o Impostômetro foi criado em 2005 para mostrar, em tempo real, o quanto os brasileiros pagam em impostos. Outras cidades - como Curitiba e Recife - também aderiram e instalaram o seu Impostômetro em áreas de grande circulação.
Onze de agosto será Dia dos Pais. E, para presenteá-los, os brasileiros terão que pagar altas taxas de impostos, embutidos nos preços dos produtos. Os presentes para esta época do ano chegam a ter 54% de imposto. Uma garrafa de vinho, por exemplo, tem 54,73% de impostos; um relógio, 53,14%; um porta-retratos, 43,47%. Quem for levar o pai para almoçar vai pagar 32,31% de impostos.
As informações são do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), que gerencia o Impostômetro.