Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Inadimplência volta a subir em Mogi

Notícias 05 de dezembro de 2013

Depois de oito meses consecutivos de queda, os índices de inadimplência voltaram a subir na Cidade no último mês, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (3) pela Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC). Os indicadores apontam para uma alta de 31,45% nas inclusões de débitos no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) em novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Enquanto em novembro de 2012, 1.485 registros de inclusões foram feitos no SCPC, no último mês eles somaram 1.952, ou seja, um acréscimo de 467 novas dívidas no cadastro da inadimplência de Mogi.

O volume de exclusões do SCPC, ou seja, de nomes que foram retirados da lista de devedores após a quitação de dívidas, também foi menor. No último mês, 969 débitos foram excluídos, enquanto que em novembro do ano passado foram 1.056. Uma redução de 8,24%.

“O resultado de novembro brecou um processo muito favorável de redução na inadimplência e deixa o comércio mais alerta, pois estamos no período mais aguardado de vendas. Ainda não conseguimos mensurar o que impactou essa alta nas inclusões, mas a expectativa é de que tenha sido algo pontual e que não afete os resultados das vendas de dezembro”, avalia Marco Zatsuga, diretor do SCPC e vice-presidente da ACMC. “O que é comum acontecer neste período, e que pode ter contribuído com o aumento da inadimplência, é o comerciante pegar as dívidas que estavam paradas na sua loja e solicitar a inclusão agora para ver se consegue receber, já que muitos consumidores aproveitam o 13º salário para quitar as dívidas, ou mesmo para evitar que o inadimplente faça dívidas em outros estabelecimentos”, acrescenta.

Com os dados de novembro consolidados, a Cidade registra atualmente 23.240 pessoas com restrição de crédito e um volume de 31.203 dívidas em aberto, sendo 2.833 por cheques sem fundo.

O balanço aponta, ainda, que o comércio mogiano efetuou 23.713 consultas ao SCPC durante o mês de novembro para saber das condições de crédito dos consumidores antes de efetuar as vendas. O mecanismo é um dos mais eficazes para evitar prejuízos com a inadimplência, já que se o cliente possui alguma restrição, o lojista veta a venda na modalidade de crédito.

Contato com a Imprensa

Mara Flôres / Assessoria de Imprensa

Tel: 9.9433-2269

E-mail: imprensa@acmc.com.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE