Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Inadimplência cai 5,9% na 1ª quinzena de dezembro, aponta Balanço da Associação Comercial de SP

Notícias 18 de dezembro de 2013

O Balanço da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) da primeira quinzena de dezembro traz uma boa notícia: a queda da inadimplência. O IRI – Indicador de Registro de Inadimplentes mostra diminuição de 5,9% na inadimplência na capital paulista em relação ao mesmo período de 2012. O recuo se deve às grandes campanhas de renegociação de dívidas, inclusive pela internet. O Balanço da quinzena também informa dados sobre o acumulado do ano e a estimativa para o fechamento de 2013.

Como os consumidores estão menos endividados, um número menor de pessoas vai usar o 13º salário para quitar débitos, fenômeno revelado pelas pesquisas feitas pela ACSP e pelo Instituto Ipsos.   

No levantamento feito entre os dias 21/10 e 31/10 para saber a destinação da primeira parcela do 13º salário, o dado que mais surpreendeu foi que 24,5% dos consumidores responderam que pretendiam pagar dívidas, ante 32,6% em 2012. Já na segunda pesquisa, realizada entre os dias 19/11 e 1/12, o pagamento de dívidas foi a destinação citada por 21,7% dos entrevistados, contra 27,3% em 2012.

Em comparação com novembro, o IRI aponta diminuição de 6,4%, impulsionada pelo recebimento da primeira parcela do 13º - uma parte dos consumidores, mesmo que menor do que em 2012, usou o dinheiro para quitar dívidas, conforme revelado acima.  

O acumulado de 2013 mostra um quadro praticamente estável do IRI, com ligeiro aumento de 0,4% - e essa também é a estimativa da ACSP para o fechamento do ano. 

“O Balanço e as pesquisas da Associação Comercial revelam um consumidor que está mais precavido, menos inadimplente e poupando mais nos últimos meses. Isso o habilita a comprar mais em 2014 – e com segurança”, afirma ROGÉRIO AMATO, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Ainda segundo Rogério Amato, as vendas devem seguir firmes até o final de 2013, fechando com aumento entre 3% e 4%, conforme já divulgado pela entidade. 

As informações sobre crédito trazidas pelo Balanço da ACSP sinalizam que a inadimplência deverá cair ainda mais. No acumulado do ano, o IRC – Indicador de Recuperação de Crédito cresceu 1,9%, desempenho superior ao do IRI – Indicador de Registro de Inadimplentes no mesmo período, e isso resultará na queda da taxa de inadimplência.

O IRC – Indicador de Recuperação de Crédito caiu 1,2% na primeira quinzena de dezembro ante o mesmo período de 2012. A razão é que a base de comparação é forte: há um ano, estavam em andamento as campanhas de renegociação de dívidas.

Em relação a novembro, houve aumento de 40,3%, puxado pela intensificação das campanhas, inclusive pela internet. 

Um aumento de 1,9% do IRC também é a estimativa da ACSP para o fechamento do ano, com a continuidade das facilidades na hora de se renegociar dívidas.

Vendas

Seguindo a projeção de crescimento das vendas no comércio da capital paulista, o Balanço da 1ª quinzena de dezembro da ACSP revela um aumento médio de 3,1% nas vendas à vista e a prazo em relação ao mesmo período de 2012.

Separadamente, as vendas a prazo saltaram 5,2%, de acordo com o IMC (Indicador de Movimento do Comércio a Prazo). A alta se deve às compras de móveis e eletrodomésticos estimuladas pelo programa Minha Casa Melhor – e também à comercialização de novidades tecnológicas como tablets e aparelhos celulares. 

Em comparação com os 15 primeiros dias de novembro, houve aumento sazonal de 33,4% nas vendas a prazo, explicado pela proximidade das festas de fim de ano. No acumulado do ano de 2013, o IMC revela aumento de 1,7% ante 2012 e a projeção é de que o fim do ano feche com elevação de 2%.

Já as vendas à vista, avaliadas pelo ICH (Indicador de Movimento de Cheques), apresentaram elevação de 1% ante 2012. Não houve, portanto, diferença significativa em relação ao ano passado – e isso se deve à estabilidade nas compras de roupas e calçados.

Em comparação com novembro, o aumento foi também sazonal, de 50,3%. No acumulado de 2013, o ICH mostra alta de 0,9% ante 2012 – e a estimativa é de que o ano feche com alta de 1%.     

Os índices da Associação Comercial de São Paulo (IMC, ICH, IRI e IRC) têm como base amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.   

 

Veja a tabela:

 

 

Mais informações:

Ana Cecília Panizza

Assessoria de Imprensa da ACSP

apanizza@acsp.com.br

(11) 3180-3220

 

 

Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 119 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, tem estado sempre ao lado da pequena e média empresa, dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços no País.   

Sempre ao lado do empreendedor, a ACSP dispõe, além do seu prédio central, de 15 sedes distritais que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam manter o foco nos problemas de cada região e nas soluções para cada caso.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE