Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Inadimplência cai em Sorocaba, com consumidor mais cauteloso. No SCPC, houve redução do número de registros e valor da dívida.

Notícias 11 de janeiro de 2017

O número de consumidores com o CPF negativado por dívidas caiu em Sorocaba durante o ano de 2016. Segundo banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de Sorocaba, em janeiro do ano passado eram 88.357 documentos negativados. Em dezembro, o número fechou em 81.203, o que representa redução de 9,1%.

O valor da dívida também caiu. Em janeiro de 2016, o total era de R$ 69,36 milhões contra R$ 67,40 milhoes em dezembro – queda de 2,5%.

Mas a maior baixa ocorreu no número de registros, que no mesmo período diminuiu 11,6%, caindo de 200.624 em janeiro para 179.200 em dezembro.

Em relação aos dados, a Associação Comercial analisa que ocorreram alguns fatores que podem ter impactado no resultado. “Há uma recessão causando  desemprego, queda na renda e inflação elevada, o que restringe o poder de compra da população, afetando negativamente sua capacidade de assumir novos compromissos financeiros e consequentemente a capacidade de pagamento. Há um movimento consistente na restrição de crédito onde as avaliações e as concessões estão mais rigorosas”,  afirma o presidente da Associação Comercial, José Alberto Cépil.

“O resultado disso é que as pessoas estão inseguras em arcar com compromissos futuros. Estão cautelosas com receio de não conseguir honrar os compromissos. Esse comportamento pode estar  forçando a queda da inadimplência”, analisa .

Para 2017, o presidente acredita que o País começará  a sair da recessão gradativamente, mas mesmo assim o consumidor manterá a cautela, já que após ter passado por um período difícil, aprendeu a administrar melhor sua vida financeira. “A decisão de poupar, de ser mais comedido, muda após o período de aprendizado que a recessão acrescentou”.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE