O primeiro mês de 2022 começou com uma pequena alta em todos os índices da inadimplência, segundo o banco de dados da Associação Comercial de Sorocaba, administrado pela Boa Vista SCPC.
O número de CPFs negativados subiu 0,18%, passando de 41.114 para 41.186. A quantidade de registros saltou de 60.495 para 60.559 (estima-se que cada pessoa com o famoso “nome sujo” contém duas contas em atraso). O valor total da inadimplência fechou janeiro com R$ 42.990.413,29, aumento de 1,10% em comparação a dezembro de 2021.
“A alta pode ter relação com as compras de final do ano. Com a elevada inflação e a incerteza sobre a pandemia, os consumidores podem ter excedido o orçamento, comprometendo assim a possibilidade de pagamento no começo deste ano”, avalia o economista Roque Camargo.
Em relação as pessoas jurídicas, houve um aumento de 0,64% na quantidade de registros e 0,67% em relação ao valor da dívida. “Esses dados indicam que as empresas aumentaram o seu endividamento, podendo ainda ter relação com a dificuldade na recuperação econômica”, destaca o especialista.
Roque ressalta também que o Banco Central segue na tendência de elevação da taxa de juros, cujo objetivo é segurar o aumento nos preços. No entanto, isso também afeta o endividamento, tornando os juros maiores e elevando o custo da dívida.
Serviço de Recuperação de Crédito
A ACSO oferece gratuitamente à população consultas de CPF. Caso seja registrado algum débito, há a oportunidade de o consumidor renegociar suas dívidas através do Serviço de Recuperação de Crédito.
A sede da Associação Comercial está localizada na Rua da Penha, 535, Centro. A unidade de atendimento no Shopping Cidade fica na Avenida Itavuvu, 3.373, Jardim Santa Cecília, no Piso L2. E a Subsede Distrital em Votorantim está na Galeria 677, na Avenida 31 de Março.
Para os empreendedores, a entidade também oferece diversas consultas de análise de risco e crédito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3331-1003.
Base de dados - Os números divulgados pela Associação Comercial de Sorocaba encontram respaldo no banco de dados da própria entidade, administrado pela Boa Vista SCPC. O relatório mede a inadimplência de três maneiras: CPFs negativados, quantidade de registros e valor total da dívida.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
Redes sociais:
Facebook ACSO: /acsorocaba
Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba
Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso
Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL
Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso
Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba
Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba
Twitter: @acsorocaba
Canal no Telegram: t.me/acsorocaba
Site: www.acso.com.br