Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Inadimplência de Piracicaba fecha setembro com queda de 0,7%

Notícias 08 de novembro de 2018

Índice interanual apresentou redução expressiva de 3,5%, na comparação com o mesmo período do ano passado


A inadimplência do consumidor piracicabano apontou queda de 0,7% em setembro, se comparado ao mês anterior. O percentual é resultado da análise mensal realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). 

No índice interanual, os números da inadimplência foram ainda mais expressivos. Houve queda de 3,5%, no comparativo entre setembro de 2018 e setembro de 2017. No acumulado deste ano, também houve redução da inadimplência, conforme a análise, de 0,4%. 

A tendência de queda na comparação entre os meses de setembro e agosto deste ano também foi observada, segundo o levantamento. No Estado de São Paulo, a pesquisa apontou queda de 0,4%, na região Sudeste como um todo, redução de 0,1% e no Brasil, índice negativo de -0,1%. Na variação interanual, o Estado de São Paulo registrou queda de 0,6%; enquanto a região Sudeste, redução de 2,7%; e o país, queda de 2,9% na inadimplência. 

“Esses dados indicam que Piracicaba está envolvida em um cenário otimista, na média do Estado de São Paulo e do Brasil. Em algumas análises, os números da nossa cidade são ainda melhores. Podemos entender que os piracicabanos estão procurando manter suas contas em dia, o que reflete na queda da inadimplência, principalmente se comparando setembro deste ano ao mesmo mês de 2017”, afirma o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso. 

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO – A recuperação de crédito do consumidor também teve queda de 1,0% na comparação mensal de setembro e o último mês de agosto. No resultado acumulado, a recuperação, de acordo com a análise, aumentou 0,2% enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador recuou 0,4%. 

Quanto à recuperação de crédito, ainda conforme Furtuoso, apesar de os dados serem negativos, o cenário é de estabilidade tanto na comparação mensal quanto interanual. “Isso é muito importante, pois com a recuperação econômica e o equilíbrio financeiro, essas pessoas voltarão a consumir e a movimentar a economia. Quanto maior a segurança financeira, mais intensa é a movimentação econômica, a geração de emprego e renda no nosso país”, aponta. 

INDICADORES – Os indicadores de inadimplência são elaborados a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas. O indicador de recuperação de crédito, por sua vez, é desenvolvido a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Atualmente, é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação. 

ATENDIMENTO SCPC ACIPI – Consumidores interessados podem realizar consultas gratuitas ao SCPC na sede da Acipi, localizada à rua do Rosário, 700, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 12h. Há a opção de atendimento também no novo escritório regional da entidade, em Santa Teresinha, na rua Virgílio da Silva Fagundes, 534. As consultas são efetuadas de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 17h. A verificação é feita apenas pessoalmente, mediante a apresentação de documento de identidade e CPF originais. 

MAIS INFORMAÇÕES: (19) 3417-1766, ramal 739, ou scpc@acipi.com.br.

Natália Marim
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 757
www.acipi.com.br

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE