Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Inadimplência do consumidor recua 3,1%, em Piracicaba

Notícias 02 de outubro de 2018

Índice leva em conta o mesmo mês de 2017; em relação ao valor acumulado no ano, a queda foi de 0,2%

A inadimplência do consumidor de Piracicaba registrou queda de 3,1% em julho deste ano, quando comparada ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, os números da inadimplência caíram 0,2%. A análise mensal de julho em relação a junho aponta que o indicador teve leve aumento de 0,7%. As informações foram obtidas a partir de levantamento realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

A redução no índice interanual – julho de 2017 e julho 2018 –, pela percepção da entidade, deve-se ao fato de que as pessoas estão mais criteriosas na tomada de crédito, principalmente em compras a prazo. O consumidor também tornou-se mais cauteloso quanto ao orçamento e planejamento financeiro, evitando, assim, despesas extras.

Sobre o aumento na comparação entre junho e julho, o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, afirma que o cenário de instabilidade no país, sobretudo na política, reflete na questão do crédito. “Não podemos deixar de lado o reflexo da instabilidade política no comportamento do consumidor. Todos os setores da economia respondem de alguma forma ao ano eleitoral, o que é percebido de forma mais intensa nos meses mais próximos às eleições”, explica.

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO – O indicador de recuperação de crédito do consumidor, por sua vez, de acordo com o levantamento da Boa Vista SCPC, caiu 8,4% na comparação mensal de julho com o mês anterior. No resultado acumulado, a recuperação teve aumento de 1,2%, enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o índice cresceu 1,6.

INDICADORES – Os indicadores de inadimplência são elaborados a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas. O indicador de recuperação de crédito, por sua vez, é desenvolvido a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Atualmente, é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

ATENDIMENTO SCPC ACIPI – Consumidores interessados podem realizar consultas gratuitas ao SCPC na sede da Acipi, localizada à rua do Rosário, 700, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 12h.

Há a opção de atendimento também no escritório regional da entidade, em Santa Teresinha, na rua Virgílio da Silva Fagundes, 538, sala 3. As consultas são efetuadas de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A verificação é feita apenas pessoalmente, mediante a apresentação de documento de identidade e CPF originais.

MAIS INFORMAÇÕES: (19) 3417-1766, ramal 739, ou scpc@acipi.com.br.

Natália Marim
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 757
www.acipi.com.br

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE