Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Inadimplência segue em queda, mas os preços em alta

Notícias 26 de outubro de 2021

Apesar da incerteza em relação ao futuro da economia brasileira, há uma recuperação gradual das atividades que estavam restritas ao funcionamento por causa da pandemia. Em Sorocaba, colégios e empresas já estão voltando completamente ao funcionamento presencial, bares e restaurantes também estão buscando a normalidade e os eventos estão entrando nas agendas. O resultado é uma retomada do setor do comércio e serviços, mesmo que de forma lenta.

 

Segundo o setor econômico da Associação Comercial, em parceria com a Athon – Ensino Superior, o rumo da economia tem influência direta sobre a disponibilidade de crédito e o volume de financiamentos. Tendo em vista que um ritmo lento para a economia significa um volume menor de renda circulando, o que impacta positivamente sobre a demanda por crédito, que segue em alta.

 

Em contrapartida, a inadimplência segue em uma tendência de queda na cidade. O banco de dados da Associação Comercial de Sorocaba, administrado pela Boa Vista SCPC aponta 69.782 registros de dívidas no mês de setembro, uma redução de 1,72% em relação ao mês anterior. No ano, apresenta uma baixa de 17,34%.

 

Em relação aos CPFs negativados, houve uma queda de 1,41%, totalizando 48.976 pessoas com o “nome sujo”. Até setembro o total das dívidas somaram R$ 45 milhões.

 

Segundo o economista Roque Camargo, os dados podem indicar dificuldade tanto para pessoas físicas como jurídicas na contratação de crédito, bem como na expectativa de alta nas taxas de juros, que se iniciaram em abril deste ano. Nesse sentido, com uma inflação acelerada (10,25%), dada a escassez e dificuldade para se conseguir insumos tanto no mercado interno como no exterior, há uma tendência de continuidade no aumento da taxa SELIC, que está em 6,25%, o que pode impactar sobre a inadimplência futura em Sorocaba.

 

Serviço de Recuperação de Crédito

 

A ACSO oferece gratuitamente à população consultas de CPF. Caso seja registrado algum débito, há a oportunidade de o consumidor renegociar suas dívidas através do Serviço de Recuperação de Crédito.

 

A sede da Associação Comercial está localizada na Rua da Penha, 535, Centro. A unidade de atendimento no Shopping Cidade fica na Avenida Itavuvu, 3.373, Jardim Santa Cecília, no Piso L2. E a Subsede Distrital em Votorantim está na Galeria 677, na Avenida 31 de Março.

 

Para os empreendedores, a entidade também oferece diversas consultas de análise de risco e crédito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3331-1003.

 

Base de dados - Os números divulgados pela Associação Comercial de Sorocaba encontram respaldo no banco de dados da própria entidade, administrado pela Boa Vista SCPC. O relatório mede a inadimplência de três maneiras: CPFs negativados, quantidade de registros e valor total da dívida.

 

Sobre a Associação

A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

 

Redes sociais:

Facebook ACSO: /acsorocaba

Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba

Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso

Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL

Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso

Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba

Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba

Twitter: @acsorocaba

Canal no Telegram: t.me/acsorocaba

Site: www.acso.com.br

 

LARISSA COSTA 
Comunicação | Assessoria de Imprensa 
Associação Comercial de Sorocaba
Fone: (15) 3331-1003 / WhatsApp: (15) 98146-7182
www.acso.com.br

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE