Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Inclusão continua maior do que exclusão de CPFS

Notícias 07 de junho de 2013

CREDIÁRIO

Inclusão continua maior do que exclusão de CPFS

Dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), através da Boa Vista Serviços, mostram o crescente número de CPFs incluídos ao sistema de crediário nacional, diante dos que foram excluídos. Nos cinco meses do ano são 10.854 CPFs incluídos, diante dos 7.651 CPFs excluídos do banco de dados. “Isto quer dizer que os lojistas continuam preocupados com a inadimplência”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge, coordenador do SCPC da Acim. “Ao ficar devendo para uma loja de Marília, o credor passa a ter restrição de crediário em todo o território nacional”, disse o dirigente.

Dos cinco meses do ano o mês de março é o de maior número de inclusões ao banco de dados do SCPC. Foram realizadas 2.476 inclusões de CPFs, e tendo o mês de fevereiro o menor de todos: 1.709 CPFs incluídos. “O mês de março é quando começa verdadeiramente o movimento do comércio, depois do Ano Novo e Carnaval”, justificou Carlos Francisco Bitencourt Jorge. “O mês de fevereiro é sempre o de menor intensidade, pelos poucos dias úteis, e por causa do Carnaval”, completou o dirigente da Acim ao verificar queda no número de inclusões no comparativo aos cinco meses de 2012 que totalizaram 11.845 CPFs inclusos. “São 8,36% a menos de CPFs incluídos no comparativo”, apontou Carlos Francisco Bitencourt Jorge.

Quanto aos excluídos do Banco de Dados do SCPC da Acim, ou seja, aqueles CPFs que adquiriram crédito nas lojas do comércio em geral, dos cinco meses do ano foram retirados do banco de dados do SCPC da Acim 7.651 CPFs, tendo o mês de fevereiro como o de maior número de recuperação de crediário (1.842 CPFs), e o mês de março como o de menor intensidade (1.375 CPFs). “Não existe uma explicação clara, mas demonstra que em fevereiro as pessoas mais recuperaram o crediário depois das vendas de final do ano”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que também observou queda no número de CPFs excluídos do banco de dados do SCPC da Acim, nos cinco meses do ano, ao ser comparado com o mesmo período no ano passado. “As estatísticas mostram queda de 4,62% no número de CPFs excluídos do banco de dados do SCPC da Acim”, anunciou o dirigente mariliense ao analisar os números estatísticos.

 

Para o presidente da associação comercial, Libânio Victor Nunes de Oliveira, os CPFs incluídos e excluídos no sistema de crediário envolvem pessoas de Marília e região, uma vez que a cidade é pólo regional de consumo e totaliza, no momento, 28.765 devedores cadastrados, que proporcionam uma dívida ativa cadastrada na ordem de 57.223 dívidas, o que segundo o presidente da Acim, é possível um CPF ser responsável por mais de uma dívida. “São mais de 14 milhões de reais que deixam de circular no comércio em geral”, falou Libânio Victor Nunes de Oliveira ao observar o valor de R$ 14.519.754,51 o valor total de dívidas ativas cadastradas nos últimos cinco anos. “Sem dúvida um valor que faz falta para a economia local”, afirmou o presidente da Acim. 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE