Índice de contaminação da Covid-19 tem redução pelo segundo mês consecutivo
Os indicadores devem ser observados diariamente, principalmente a quantidade de pessoas contaminadas, a capacidade de internações na Ala Covid e o número de internações.
Segundo levantamento da ACE Batatais, o resultado de casos de pessoas contaminadas pela Covid-19 durante o mês de julho apresenta redução significativa em relação ao mês de maio. Em abril foram contaminadas 812 pessoas, em maio houve 1.852 casos, em junho 869 e no mês de julho 562. O índice de redução de julho foi de 35% em relação ao mês de junho.
A média de pessoas internadas também sofreu queda. Em abril havia uma média diária de 10 pessoas internadas na Ala Covid, em maio 14, em junho 11 e julho seis pessoas. Vale observar que no mês de abril houve a necessidade de conseguir vagas para pacientes em outros municípios, sendo que no último dia do mês haviam cinco pessoas internadas nas cidades da região.
No mês de maio a média diária de pessoas internadas fora do município foi de oito pacientes, em junho esta média baixou para três e em julho para uma pessoa em alguns dias do mês, até a data de 31/07 não havia pacientes de Batatais internados em outras cidades.
Ao analisar a média diária de pessoas em isolamento domiciliar, observa-se que no mês de abril a média diária era de 164 pessoas, em maio foi de 557, em junho 328 e no mês de julho 181. A média diária de quantidade de pessoas confirmadas com o vírus também sofreu alterações, em abril a média diária foi de 27 pessoas, em maio 60, em junho 27 e em julho 17.
Entre os meses de janeiro a julho houve 133 mortes por Covid-19, o mês de janeiro houve 9 mortes, em fevereiro 7, em março 18, em abril 21, em maio 43, em junho 25 e julho 10 mortes.
Apesar de julho apresentar resultados positivos em relação ao período do pico de casos ocorridos em maio, o índice de contaminação ainda preocupa, principalmente ao observamos os resultados da última semana de julho. Entre os dias 1º a 25 de julho a média de pessoas contaminadas foi de 16 por dia, entre os dias 26 a 30 de julho a média diária foi de 26 pessoas.
Os indicadores devem ser observados diariamente, principalmente a quantidade de pessoas contaminadas, a capacidade de internações na Ala Covid e o número de pessoas internadas. Compete a todos manterem os protocolos sanitários com o uso de máscara, a higienização das mãos, e o distanciamento social, observando sempre que a pandemia está presente e a nova variante Delta está circulando no Brasil.