Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Índices do SCPC têm excelente resultado em maio

Notícias 05 de junho de 2020

Ao contrário do esperado diante do cenário de estabelecimentos fechados devido ao coronavírus, o mês de maio apresentou excelente resultado no balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) divulgado hoje (05/06/2020) pela Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita).

As consultas, que vinham em quedas consecutivas, tiveram o melhor resultado: alta de 51,5% entre abril e maio, indo contra o encolhimento histórico estimado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Passaram das 2.722 consultas em abril para excelentes 4.125 em maio, mês em que foi celebrado, mesmo que de forma atípica, o Dia das Mães.

A Aicita comemora este resultado que reforça o apoio que o munícipe tem dado à campanha institucional permanente Itatiba Eu Compro Aqui, ainda mais neste momento tão delicado da pandemia. Para este mês de junho, espera-se que o Dia dos Namorados, celebrado no próximo dia 12, marque a retomada do comércio com excelentes vendas.

Cancelamentos

Também acima de 50% foi o aumento no número de cancelamentos. O índice passou de 98 em abril para 153 em maio, resultando no crescimento de 56% entre um mês e outro. Este é o terceiro maior resultado do ano, atrás de janeiro (233) e fevereiro (165).

O resultado é muito bom, ainda mais levando em consideração a pesquisa realizada nível nacional, pela Boa Vista, administradora do SCPC, mostrando que 43% dos entrevistados priorizam o pagamento de contas básicas da casa durante a pandemia, como água, luz, gás, telefone e internet. Em um eventual cenário de queda na renda familiar em decorrência da pandemia: 45% vão priorizar as contas de concessionárias, 30% os boletos, 11% o cartão de crédito, 8% os financiamentos, 5% os empréstimos e 1% os crediários.

 

Registros

 

A queda comemorada é quanto aos registros, cujo índice obteve o menor resultado do ano: 122 nomes incluídos na lista de devedores do SCPC. Atrás de maio, vem março, com 149 inclusões. Abril tinha feito 178 novos registros, o que resultado agora em uma queda de 31,4%.

No entanto, mesmo com um cenário econômico repleto de incertezas, o processo de cobrança é algo necessário para a manutenção da receita da empresa. “Quem se antecipa e tem uma política de recuperação planejada, tem vantagens em relação a outros credores, recebe primeiro”, comentou Alexandre Xavier, diretor de Produtos Clássicos da Boa Vista.

Com os pagamentos acontecendo, a empresa mantém o fluxo de caixa e evita ter de recorrer a bancos para obter capital de giro. Ter um processo de cobrança estruturado e eficiente é fundamental.

 

Flexibilização

 

Atualmente, o comércio de Itatiba funciona seguindo as regras do Plano de Flexibilização Responsável (PFR) da Prefeitura de Itatiba. A Aicita ressalta a importância de todos continuarem seguindo as medidas sanitárias, o distanciamento físico, o controle de acesso, o uso obrigatório de máscaras e a disponibilização de álcool em gel.

 

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

MARÇO

ABRIL

MAIO

Consultas

3.393

2.722

4.125

Registros

149

178

122

Cancelamentos

144

 98

153

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE