Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Índices econômicos prometem ser favoráveis para classe empresarial

Notícias 17 de janeiro de 2019

Estudo realizado pelo setor de economia da Associação Comercial de Sorocaba registra expectativas positivas para PIB, taxa Selic, índices de inflação e mercado de trabalho

As expectativas em relação aos principais índices econômicos do país estão animadoras, segundo estudo realizado pelo setor de Economia da Associação Comercial, em parceria com a Esamc Jr. 

O Produto Interno Bruto (PIB), representado pela quantidade de bens e produtos produzidos, tem um aumento projetado de 2,8%. O setor de comércio e serviços poderá ter um aumento de 2,5%. 

Segundo análise da economista Carla Giuliani, o consumo privado, outro índice importante que mostra a necessidade de consumo das famílias, em 2019 espera um aumento de 2,80%. 

A taxa Selic, juros que norteia a economia brasileira, deve ficar na casa dos 7,5%, sendo atrativo para o crescimento da economia e, como consequência para a classe empresarial, conforme análise do setor econômico da Associação Comercial. 

Todos os índices de inflação mostram que estão dentro da meta definida pelo governo, que é de 2,5% a 6,5%. O IPCA, calculado pelo IBGE, o IPC, da FIPE, e o IGP-Di, da FGV, devem ter um valor próximo de 4%. Já o IGP-M da FGV, espera um valor menor, próximo a 3,5% no ano. 

Para o presidente da Associação Comercial, Sérgio Reze, os diferentes fatores econômicos trazem a sensação de uma melhora nos índices de produção, emprego e inflação equilibrada, atrelada ao novo governo empossado. “Desde que sejam tomadas as devidas medidas de contenção de despesas e priorização de setores vitais da economia”, analisa. 

Expectativa de emprego 

A taxa média de desemprego para 2019 deve baixar para 11,9%, segundo o IBGE. No final de 2018 era de 12,3%. 

O mercado de trabalho em Sorocaba no ano passado, apresentou aumento tanto no setor de comércio como no setor industrial. Já o setor de serviços registrou aumento de 4,22%. “A previsão é que neste ano o comportamento deve ser ainda mais positivo em todas as áreas”, acredita Reze. 

Sobre a Associação

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados. O quadro associativo da entidade reúne empresários representantes de todos os setores da economia, tais como: industriais, comerciantes, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais, de todos os portes. 

Informações para a imprensa:
Larissa Costa – Assessora de Imprensa
(15) 3331-1003 / (15) 99814-5665 (WhatsApp)
comunica@acso.com.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE