Inscrições estão abertas até 16 de agosto
A mulher moderna que concilia a gestão da própria empresa e a rotina familiar tem a chance de ter sua história de vida reconhecida na 10ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que está com inscrições abertas até 16 de agosto (sexta-feira).
As interessadas, inseridas nas categorias Pequenos Negócios, Produtora Rural e Micro Empreendedora Individual, podem se inscrever no Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba (telefone (19) 3434.0600) ou no site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br.
“As vencedoras estaduais em cada categoria recebem troféu, certificado, selo de premiação e curso de empreendedorismo, além de irem a Brasília para disputarem a final nacional. É uma excelente chance para as mulheres e seus empreendimentos serem reconhecidos em todo o país”, explica Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba. Na segunda fase as vencedoras concorrem a uma viagem internacional. O país de destino é sempre um que possa enriquecer a empreendedora com informações da área que atua.
O presidente da ACIA, Dimas Zulian, afirma que a entidade confere apoio total a iniciativas como esta, com a finalidade de incentivar a participação das mulheres no mundo dos negócios. “Exemplo do nosso incentivo é que hoje o Departamento de Mulheres Empreendedoras da ACIA é um dos mais atuantes", destacou.
Levantamento realizado pelo Sebrae, com dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que ouviu dez mil pessoas em 2012, mostra que o perfil das mulheres empreendedoras mudou. A taxa de empreendedorismo por oportunidade subiu de 39% em 2002 para 65% no ano passado. Isso significa que menos mulheres têm aberto um negócio por necessidade (como em caso de desemprego) e que aumentou a motivação por empreendedorismo.
O Prêmio é uma parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).