Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Inspiração: mente por trás do Méqui apresenta sua visão de sucesso corporativo

Notícias 28 de março de 2023


Um dos marqueteiros mais famosos do Brasil, João Branco, responsável por transformar a marca McDonalds ao abrasileirá-la como Méqui, encerrou o ciclo de palestras durante o segundo dia do 20º Congresso da Facesp, a Federação das Associações Comerciais de São Paulo. Branco dedicou sua apresentação a mostrar para uma audiência de empreendedores que as relações mais humanas, especialmente no ambiente corporativo, são fundamentais para o sucesso profissional.

Para o vice-presidente de Marketing do McDonalds no Brasil, um minuto é o suficiente para mudar a história da sua vida. Ele explicou que as pessoas podem enxergar seu local de trabalho e as relações com os colegas de forma mais humana, já que em geral, passamos a maior parte da nossa vida convivendo nesse ambiente.

"O seu trabalho não é só seu trabalho. Se você gasta mais da metade do tempo acordado trabalhando, você não está só exercendo uma atividade profissional, mas está vivendo uma experiência. Perceba que se você quiser realizar um sonho nas horas vagas, não vai dar tempo", teorizou João Branco antes de brincar: "Não dá tempo para criar uma boa memória em apenas 1h no sábado".

O marqueteiro chamou atenção para se aproveitar o momento e as experiências de modo a tornar cada instante mais significativo. Se não para você, pelo menos para outra pessoa que está precisando interagir com você naquele instante. "Vou ter uma reunião com um estagiário. Para mim pode ser só mais uma reunião do dia, mas para aquele estagiário, pode ser uma experiência extraordinária. Preciso ter consciência disso e proporcionar essa experiência para ele".

Segundo João Branco, até na hora de desligar um funcionário é possível criar uma experiência mais humana e que essa visão reflete o verdadeiro sucesso na vida profissional. "Um dia todos nós chegaremos ao final de nossa carreira, e qual o legado que deixaremos?", questiona. Para ele, sucesso financeiro nem sempre é sinônimo de sucesso como ser humano, é necessário haver algum legado, uma contribuição que tenha marcado a vida das pessoas, transformado a realidade, gerado algum impacto, especialmente no coração de alguém.

Fazer a coisa certa neste instante é um mantra que João Branco costuma repetir para se lembrar que a cada acerto ele cria boas memórias nas pessoas, que vão se lembrar no dia em que ele se aposentar. "Não sonhe grande, nem pequeno, sonhe alto. Fique contente com o que você tem hoje e busque ir além. Dê propósito ao seu trabalho, não apenas acumule tarefas".

Ele encerrou sua apresentação com quatro dicas importantes:

  1. Interações importam: podemos aproveitar cada minuto e dar significado ao interagir com alguma pessoa. Atender bem, responder bem, servir bem são maneiras de transformar os momentos, marcando a vida das pessoas;
  2. As pessoas precisam do que você faz: a todo momento e em todo lugar dependemos do trabalho de alguém e alguém depende do nosso trabalho. Por isso é importante dedicar tempo para interagir com as pessoas e entregar a elas o que estão de fato precisando, fazendo essa interação ter significado;
  3. Excelência é igual a amar o próximo: não existe uma regra sobre quem devemos amar, mas ao dedicar atenção a alguém, certamente estamos atingindo um maior grau de excelência, independente da esfera em que atuamos;
  4. Clientes não são leads: pessoas são pessoas, com suas histórias, seus problemas, seus históricos. Clientes não podem ser meros números, é necessário haver um relacionamento e isso garante a fidelização.
Acesse as fotos do Congresso: https://bit.ly/3Gk85L8

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE