Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Instituto de Economia ACIF aponta aumento no custo de vida do francano em maio

Notícias 08 de junho de 2018

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-ACIF) registrou alta de 0,36%; Hortaliças e Legumes foram os principais vilões

 O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-ACIF), realizado pelo Instituto de Economia ACIF, registrou uma inflação de 0,36% para o município de Franca, no mês de maio. Já o IPC-BR, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), registrou 0,41% nas sete capitais pesquisadas.

Duas das oitos classes de despesas componentes do índice apresentaram acréscimos em suas taxas de variação: Alimentação (1,53%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,14%). Nesses grupos, os destaques são dos itens: Hortaliças e Legumes (19,62%) e Medicamentos em Geral (0,90%).

“A aceleração da inflação no município, para o mês de maio, é decorrente de fatores externos na economia, como o desabastecimento causado pela Greve dos Caminhoneiros. Essa paralisação acabou afetando o bolso dos cidadãos brasileiros e, conforme demonstra a pesquisa, o bolso do francano”, afirma o presidente da ACIF, Dorival Mourão Filho.

Em contrapartida, outras três classes recuaram em suas taxas de variação: Vestuário

(-1,6%); Transportes (-0,07%) e Habitação (-0,01). Nesses grupos, os destaques são dos itens: Roupas Femininas (-7,05%); Combustíveis e Lubrificantes, com subitem Etanol

(-1,68%) e Aluguel Residencial (-2,61%).

Entre os meses de fevereiro e maio de 2018, o IPC-ACIF acumulado foi de 0,45%. O IPC-BR (FGV) acumula alta de 1,09% no mesmo período.

“Apesar da alta que aconteceu para o referido mês, no acumulado de fevereiro a maio, nossa inflação está menor que a registrada nas capitais. Essa baixa inflação é o somatório da conjuntura econômica que ainda dispõe de alta taxa de desemprego e baixo consumo das famílias, além de fatores pontuais do nosso município, com o Efeito Uber e a verticalização da cidade que pressionou os preços de transportes e habitação para baixo.”

Os componentes Educação, Leitura e Recreação, Despesas Diversas e Comunicação, não tiveram variações no mês de maio.

Imprensa ACIF <imprensa@acifranca.com.br

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE