Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Intenção de compras para o Dia das Mães cresce 24%

Notícias 07 de maio de 2019

Pesquisa do IE-ACIF mostra que 81% dos consumidores pretendem presentear, este ano; Economia local deve movimentar cerca de R$ 14,5 milhões em razão da data 

Pesquisa realizada pelo IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) revelou um crescimento de 24% na predisposição ao consumo, neste Dias das Mães. Neste ano, 81% dos entrevistados disseram que irão presentear, elevando o resultado encontrado no ano anterior, quando 57,5% dos entrevistados disseram ter a mesma intenção. Expectativa de 90% dos comerciantes é que haja um crescimento de até 10% nas vendas, em comparação ao desempenho do ano anterior. Economia local deve movimentar cerca de R$ 14,5 milhões, conforme estimativa do IE-ACIF.

Para o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, o crescimento do consumo é um reflexo da confiança do consumidor para aos próximos 6 meses.

“Se 36% da população optou por adiar ou parcelar seus pagamentos em 2018, este ano o índice subiu para 58,5%. Isso revela um crescimento da confiança do consumidor na economia. Há um otimismo maior em relação à manutenção do emprego”, afirmou.

Quanto ao ticket médio, este não apresentou variação considerável em relação ao ano anterior: 41,3% das pessoas optarão por artigos entre R$ 50 e R$ 100; 26% até R$ 50; 23% de R$ 100 a R$ 200; 5,6% de R$ 200 a 300 e 4,1% acima de R$ 300. Roupas (30%), Perfumes (21,6%); Calçados (8,5%); Flores (6,9%) e Joias e Bijuterias (6,6) lideram o ranking dos itens mais procurados pelos que pretendem presentear. 

Sonho de Mãe

No ano anterior, o IE-ACIF questionou as mães sobre quais seus principais medos em relação ao futuro dos filhos. Drogas, violência e desemprego foram os mais citados, tomando a frente de tabus como gravidez precoce, falta de religiosidade e até mesmo morte. Este ano, a pergunta questionava quais eram os seus sonhos para o futuro dos filhos. Vê-los formados (45,3%), felizes (25,6%), saudáveis (7%), empregados (5,8%) e com casa própria (3,5%) foram os desejos mais mencionados, de forma espontânea. 

Metodologia

A pesquisa realizada pelo Instituto de Economia ACIF tem como método a amostragem probabilística estratificada (levando em consideração a renda dos moradores francanos para o Censo 2010 e os microdados de pesquisa do Instituto) com nível de confiança de 90% e erro amostral de 5.8%. Foram entrevistadas 201 pessoas, entre os dias 26/4 a 30/04, em diversos pontos de fluxo comercial da cidade.

Também foi realizada uma enquete com os comerciantes de Franca perguntando sobre a expectativa de consumo para o Dia das Mães. Foram entrevistados, aleatoriamente, os proprietários e gerentes de lojas associadas ACIF localizadas na cidade de Franca (SP).


Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE