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Intenções de compra para o Dia dos Pais se mantém estável no Estado de São Paulo

Notícias 10 de agosto de 2023

Na contramão, pesquisa de intenção de compra para uma das principais datas promocionais, mostra um cenário mais positivo no Estado. ACSP realiza ainda  pesquisa inédita sobre intenção de compra para Cidade de São Paulo.

 

Pesquisa realizada pela ACSP/PiniOn sobre intenção de compra no Dia dos Pais, no Estado de São Paulo, revela que 39,0% dos entrevistados pretendem comprar presentes no Dia dos Pais, enquanto 43,9% não têm intenção de comprar presentes e 17,1% ainda não decidiram. A pesquisa mostra algumas mudanças em relação a 2022, como o aumento da proporção dos que manifestaram intenção de comprar presentes para os seus pais, enquanto o percentual dos que não pretendem adquirir presentes caiu.

 

Do grupo de entrevistados que planejam presentar seus pais, 41,4% pretendem gastar mais do que em 2022, enquanto 32,3% desejam o contrário. Em termos do nível de despesa, a grande maioria (75,4%) pretende gastar entre R$ 50 e R$ 250.

A pesquisa também apontou que a maioria das compras seria realizada em pequenos estabelecimentos (37,5%), e de forma presencial, em lojas físicas (47,5%).

 

Na tabela abaixo, estão as principais categorias de bens e serviços que fazem parte da intenção de compra dos entrevistados (900), a nível estadual, assim como se a forma de pagamento seria à vista ou parcelada. Vale lembrar que mais de uma opção de presente pode ser escolhida por cada um dos consultados.

 

Tabela 1

Intenção de Compras do Dia dos Pais – Estado de São Paulo – 2023 (%)

 

Categoria

Pretendem Comprar

À Vista

Parcelado

Roupas, calçados e acessórios

41,5%

65,6%

34,4%

Perfume

27,9%

75,4%

24,6%

Relógio

9,7%

64,7%

35,3%

Almoço em restaurante

11,2%

87,5%

12,5%

Chocolate/Bombom

7,7%

88,3%

11,7%

Celular

8,5%

63,9%

36,1%

Caneca

7,9%

88,3%

11,7%

Caixa de ferramentas

7,2%

70,9%

29,1%

Livro

4,7%

80,1%

19,9%

Barbeador elétrico

4,8%

80,4%

19,6%

Cesta de café da manhã

7,3%

79,6%

20,4%

Bebidas (Uísque, Vodca, Vinho, Cerveja Artesanal, etc.)

7,0%

75,6%

24,4%

Pedido de delivery de almoço/ de uma refeição

5,3%

93,2%

6,8%

Computador/Notebook/Tablet

5,8%

70,0%

30,0%

Viagem

4,7%

67,2%

32,8%

Espuma para barbear

5,7%

94,9%

5,1%

Televisor

3,3%

58,8%

41,2%

Óculos de sol

4,6%

89,6%

10,4%

Caixinha de som

4,7%

79,3%

20,7%

  Fonte: ACSP/PiniOn.

 

Assim como ocorreu com a pesquisa a nível nacional, em geral, nas intenções de compra apuradas seguem prevalecendo presentes de uso pessoal e de menor valor, pagos à vista, o que costuma ser habitual nesta data. O item de maior destaque continuou sendo roupas, calçados e acessórios (41,5%), embora ainda esteja bem abaixo do registrado durante os anos anteriores à pandemia (entre 60 e 70%).

 

Outros destaques foram perfume, almoço em restaurante e relógio (27,9%, 11,2% e 9,7%, respectivamente). Opções como livro (4,7%) e chocolate/bombom (7,7%) e caixa de ferramentas (7,2%), que estiveram em alta durante o período de isolamento social, continuaram mostrando forte redução de intenção de compra.

 

Para o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP (IEGV/ACSP), “ainda que tenham aumentado, em relação ao ano passado, as intenções de adquirir bens digitais, tais como celular, computador, notebook e tablet (14,3%), permanecem baixas, o que poderia ser explicado pelo menor crescimento da renda, alto grau de endividamento das famílias e elevado custo do crédito.”

 

Na área de serviços, embora ainda predominem pedidos de delivery de refeição e cesta de café da manhã (12,6%) sobre almoço em restaurante (11,2%), observa-se menor disposição de compra em relação ao ano passado, o que estaria associado à retomada das atividades presenciais.

 

Ruiz de Gamboa explica que continuou sendo menor a disposição a comprar de forma parcelada. “Enquanto para a maioria dos itens continua havendo preferência maior pela utilização de dinheiro em espécie e cartões de débito, mesmo considerando o crescimento do PIX como forma de pagamento à vista. A menor intenção de parcelamento das compras pode estar associada aos maiores juros e menor concessão de crédito por parte dos bancos e instituições financeiras.”

 

 

PESQUISA INÉDITA - ACSP realiza pesquisa inédita sobre intenção de compra para Cidade de São Paulo

 

A Tabela 2 permite observar, pela primeira vez, as intenções de compra para o Dia dos Pais, manifestadas pelos entrevistados que moram na Cidade de São Paulo. Os resultados são, em geral, bastante similares, em relação à pesquisa estadual.

 

As únicas duas diferenças estão concentradas em relação ao surgimento do parcelamento - como uma alternativa majoritária para itens mais caros, cuja compra costuma ser financiada, tais como celular, computador, notebook, tablet e televisor, e à maior intenção por adquirir os presentes em grandes redes do varejo (43,1%).

 

 

Tabela 2

Intenção de Compras do Dia dos Pais – Cidade de São Paulo – 2023 (%)

 

Categoria

Pretendem Comprar

À Vista

Parcelado

Roupas, calçados e acessórios

40,5%

63,2%

36,8%

Perfume

27,4%

71,9%

28,1%

Relógio

10,4%

68,2%

31,8%

Almoço em restaurante

14,6%

90,5%

9,5%

Chocolate/Bombom

10,1%

92,1%

7,9%

Celular

12,0%

36,3%

63,7%

Caneca

11,1%

92,8%

7,2%

Caixa de ferramentas

4,0%

65,0%

35,0%

Livro

6,0%

86,6%

13,4%

Barbeador elétrico

5,3%

57,7%

42,3%

Cesta de café da manhã

8,9%

73,0%

27,0%

Bebidas (Uísque, Vodca, Vinho, Cerveja Artesanal, etc)

12,6%

88,9%

11,1%

Pedido de delivery de almoço/ de uma refeição

6,6%

100,0%

0,0%

Computador/Notebook/Tablet

8,9%

34,6%

65,4%

Viagem

7,8%

53,9%

46,1%

Espuma para barbear

5,0%

84,6%

15,4%

Televisor

5,0%

7,9%

92,1%

Óculos de sol

7,4%

74,2%

25,8%

Caixinha de som

5,4%

85,5%

14,5%

  Fonte: ACSP/PiniOn.

 

O economista do IEGV/ACSP acrescenta ainda que, “tal como ocorreu na pesquisa nacional, em relação ao ano passado, não se observaram variações significativas nas intenções de compra para o Dia dos Pais, refletindo a continuidade da deterioração do poder de compra das famílias, devido ao menor crescimento da renda, juros altos e alto grau de endividamento, num contexto de menor concessão de crédito”, afirmou o especialista.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 sedes distritais.

 

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