Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

IPVA 2023 – confira o calendário de pagamento em São Paulo

Notícias 25 de janeiro de 2023

O vencimento do IPVA 2023 SP varia de acordo com a placa do veículo. A partir do número final, é definido um calendário para o pagamento de uma ou mais parcelas do tributo. Carros com placas com finais diferentes têm datas de vencimento do IPVA 2023 SP diferentes.

Em São Paulo, desde 2022 as datas de pagamento foram ampliadas de três para cinco parcelas. Essa regra está mantida para 2023.

Sendo assim, é possível dividir a alíquota entre janeiro, fevereiro e março, abril, e maio, ou pagar em cota única logo em janeiro (com desconto) ou em fevereiro (sem desconto).

O calendário de pagamento foi divulgado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, e será iniciado este mês.

No exercício de 2022, os proprietários de veículos usados que pagaram o imposto integralmente em janeiro tiveram desconto de 9%. Quem preferiu pagar o tributo em cota única em fevereiro, teve redução de 5%.

Já para o ano de 2023, haverá o retorno do desconto de tradicional de 3% para quem pagar a cota única em janeiro. O proprietário de veículo que pagar a cota única em fevereiro não terá qualquer desconto. Quem fizer o parcelamento em 3, 4 ou 5 parcelas, também não tem direito a desconto.

Vale lembrar que o pagamento poderá ser dividido em até cinco parcelas desde que o valor devido seja igual ou superior a 342,60 reais.


CONSULTA IPVA 2023 SP

O guia de pagamento não é mais enviado para residência dos proprietários de veículos, portanto, é necessário realizar a consulta ao IPVA 2023 SP pela internet. A consulta ao IPVA SP 2023 pode ser feita on-line pelo site da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (SEFAZ).

Esse procedimento é muito simples e consiste em apenas três passos:

Acesse a área de consulta do site da Secretaria da Fazenda e Planejamento pelo endereço eletrônico: ipva.fazenda.sp.gov.br.

 

QUANDO VENCE O IPVA 2023?

O IPVA 2023 vence em dias diferentes para carros com finais de placa diferentes. Confira a seguir o calendário oficial de vencimento do IPVA 2023 em São Paulo.

Vale lembrar também que as datas para pagamento do IPVA são diferentes em outros estados brasileiros.


TABELA DO IPVA 2023 SP

A tabela para pagamento do IPVA SP é disponibilizada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento e atualizada sempre que houver reajustes.

O contribuinte que optar pelo pagamento à vista, em janeiro, tem desconto de 3%. Quem preferir pagar à vista, mas em fevereiro, não tem desconto. No caso de parcelamento, o primeiro pagamento também deve ser feito em janeiro.

O final da placa do veículo é o que determina o calendário de pagamento do IPVA. Você pode pagar com ou sem desconto, e parcelar em até cinco vezes.

Os caminhões têm prazos diferenciados: para o pagamento integral em janeiro é concedido desconto de 3%; para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de abril, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro.

O IPVA, assim como outros impostos e taxas obrigatórias destinadas aos brasileiros, possuem prazos para o pagamento. Por isso, são definidas tabelas de pagamento para cada cidadão pagar seu imposto dentro do período determinado.


QUAL O VALOR DO IPVA 2023 SP?

O valor do IPVA em São Paulo é calculado a partir de uma alíquota de 4% sobre o preço de venda do veículo. Ou seja, tudo depende do valor de mercado do modelo.

Para 2023, o valor venal dos veículos subiu 10,77% em média, segundo a pesquisa anual feita pela FIPE para a Secretaria de Fazenda e Planejamento. Isso quer dizer que do IPVA acompanha o aumento venal e ficará mais caro. Para efeito de comparação, em 2022 o aumento foi de 22,54%.

Veículos que possuem mais de 15 anos de fabricação ficam isentos do pagamento do IPVA. Caso o IPVA não seja pago dentro do calendário de vencimento, o imposto sofre multa de 0,33% do valor por dia de atraso até chegar ao limite de 20%, o que acontece em 60 dias. Depois disso, o IPVA atrasado ou vencido começa a sofrer com juros mensais baseados na taxa Selic.

Com o atraso no pagamento do IPVA, inicia-se também o processo de cobrança da dívida por meio do envio da Notificação de Lançamento ao devedor. A Notificação de Lançamento é publicada no Diário Oficial do Estado e é enviada ao endereço cadastrado do contribuinte e proprietário do veículo, que pode ter o nome inscrito na dívida ativa a qualquer momento dependendo do estado.

Em São Paulo, por exemplo, o débito é inscrito na dívida ativa após 30 dias do lançamento da notificação caso não haja contestação ou pagamento do IPVA atrasado, segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo (Sefaz-SP).

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE