Termina no próximo dia 31 de maio o prazo para a entrega do Imposto de Renda de Pessoa Física 2021. Até a última quarta-feira, dia 5 de maio, 54,16% dos garcenses haviam entregue o documento. Segundo dados da Receita, 3.717 dos 6.862 documentos esperados foram enviados.
O período de ajuste anual, que começou em 1º de março, terminaria no dia 30 de abril, mas foi prorrogado pela Instrução Normativa nº 2.020/2021.
“A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional" diz, em nota.
Na região, a cidade com maior percentual de entrega é Júlio Mesquita que já entregou 290 das 400 declarações esperadas, o que totaliza um percentual de 72,5% de documentos enviados. Em seguida está Álvaro de Carvalho que enviou 70,62% do volume esperado.
O pior desempenho na região foi registrado na cidade de Alvinlândia, com 35,17% do volume esperado, seguida de Fernão que até a última quarta-feira (5) havia enviado 49,62% das declarações esperadas.
“Voltamos a orientar nossos munícipes. O prazo está expirando e o presidente Bolsonaro já vetou a proposta de uma prorrogação para julho. Por isso é importante que se atentem aos prazos. Muitos podem contar com o Certificado Digital para ajudar na declaração. Estamos aqui para eventuais informações”, falou o gerente da Associação Comercial e Industrial de Garça – Acig, Fábio Dias.
O gerente explicou que, em razão do adiamento a Receita Federal disponibilizou, em seu site na internet, uma nova versão do Programa do Imposto de Renda (PGD/IRPF 2021), a versão 1.3, que já emite os DARF com os novos vencimentos.
“O DARF anteriormente emitido com vencimento em 30 de abril pode ser pago até 31 de maio, sem acréscimos de qualquer espécie. Ou seja,?o nosso contribuinte que emitiu o DARF do imposto de renda 2021 com vencimento em 30 de abril, o pagamento poderá ser realizado até 31 de maio sem necessidade de reimpressão e sem nenhuma correção”, explicou Dias.
Os contribuintes que consultarem seus débitos pelo e-CAC ainda poderão ver os valores de DARF com vencimento em 30/04.? Após esta data, esses débitos aparecerão como vencidos.?
A mudança desses vencimentos, na conta corrente do contribuinte, ocorrerá até 10 de maio, acertando todos os débitos para a data de vencimento correta, 31/05/2021.
A prorrogação do prazo de entrega e a disponibilização da nova versão do PGD (2021) foram realizadas para suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), com objetivo de proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do Governo Federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença.
Importante destacar que, apesar da prorrogação do prazo, o cronograma de pagamento das restituições permanece o mesmo. Portanto, quanto antes for enviada a declaração, mais cedo o cidadão receberá a sua restituição de imposto de renda.