Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Julho volta a ter queda nas consultas ao SCPC

Notícias 05 de agosto de 2015

Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Acim, avalia movimentação das consultas aos SCPC em Julho
 
Dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), apontam queda no número de consultas ao CPF, Emissão de Cheques e Consultas Jurídicas. “A queda na consulta é gradativa com a elevação das vendas através dos cartões de crédito, débito e benefícios, além das negociações em dinheiro e transferências bancárias”, explicou o presidente da associação comercial, Libânio Victor Nunes de Oliveira, ao tomar conhecimento dos dados relacionados ao mês de julho que apontam queda de: (-) 4,49% nas consultas sobre CPFs; (-) 4,10% nas consultas sobre emissão de cheques e (-) 13,91% nas consultas jurídicas (CNPJ). “A relação comercial está sendo mais prática e com menos crediário próprio”, comentou o dirigente mariliense.

De acordo com o levantamento mensal do SCPC da Acim, foram realizadas neste mês de julho 31.251 consultas sobre CPFs de consumidores que estiveram visitando as lojas da cidade. Isto mostra 4,49% a menos do que igual período do ano passado quando foram realizadas 32.719 consultas sobre CPFs no ano de 2014. No total nos sete meses do ano foram realizadas 204.710 consultas até então, diante dos 214.221 consultas realizadas nos sete meses do ano passado, com uma queda no volume de 4,44%. “Esta consulta se refere a presença do consumidor nas lojas da cidade, negociando uma compra pelo crediário”, explicou Libânio Victor Nunes de Oliveira. “Com as vendas pelos cartões de crédito, débito e benefícios, essas negociações não passam pelo nosso sistema”, completou ao lembrar que as vendas em dinheiro também não. “E esses comportamentos são os que mais crescem”, justificou.

A emissão de cheques também é monitorada nas negociações pelo crediário. Neste mês de julho foram realizadas 29.688 consultas de cheques emitidos, o que corresponde uma queda de 4,10% no mesmo mês do ano passado quando foram realizadas 30.956 consultas sobre emissão de cheques. No comparativo com o ano houve uma queda de 6%, nos sete meses de 2014 quando foram realizadas 205.762 consultas naquela época, diante dos 193.419 realizados até o mês passado. “As vendas com cheques é um prática que vem diminuindo, por uma série de razões, mas que ainda continua sendo utilizado em muitos segmentos”, comentou Libânio Victor Nunes de Oliveira ao lembrar que a consulta, seja qual for, é um instrumento de proteção contra a inadimplência. “Fazendo a consulta é mais seguro tomar a decisão do crediário”, falou.

No relacionamento entre empresas também houve queda no volume das consultas no mês de julho, e por consequência na somatória dos sete meses. Foram realizadas 2.730 consultas sobre CNPJ em Julho, diante das 3.171 realizadas em 2014, proporcionando uma queda na ordem de 13,91% no mês passado. Já no acumulado dos sete meses, a queda chega a 12,36%, pois foram realizadas até então, 18.482 consultas entre CNPJs, diante das 21.088 consultas realizadas nos sete meses do ano passado. “Essa prática é mais restritiva as empresas, que ao manterem uma relação comercial com outras empresas, buscam saber a idoneidade e solidez da parceira”, explicou o presidente da Acim, Libânio Victor Nunes de Oliveira .

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) 
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE