Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Jundiaí registra saldo positivo na abertura de empresas

Notícias 15 de fevereiro de 2021

Boletim divulgado pelo Ministério da Economia aponta que o Brasil registrou um recorde no número de novas empresas abertas em 2020 e houve um aumento de 6% em relação a 2019.

No ano passado, foram abertas 3.359.750 empresas no país e fechadas 1.044.696, o que deixou um saldo positivo de 2,3 milhões de empreendimentos ativos. O número de empresas fechadas também apresentou uma queda de 11,3% em relação ao ano anterior.

São Paulo aparece como o estado com o maior número de empresas no Brasil, com 5,2 milhões, sendo 295 mil abertas somente no primeiro quadrimestre de 2020. O saldo positivo na abertura de empresas também foi registrado em Jundiaí, que encerrou 2020 com 5.984 empresas contra 2.174 cancelamentos, segundo dados da Prefeitura do Município. Já o número de MEIs na cidade foi de 2.987.

O cenário positivo se manteve no mês de janeiro, que registrou mais aberturas do que cancelamentos. Foram 82 inscrições e 6 cancelamentos.

O presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, diz que os números reforçam a importância dos micro e pequenos empreendedores para o desenvolvimento econômico do município. Segundo ele, com a pandemia e o aumento do desemprego, as pessoas passaram a enxergar o empreendedorismo como alternativa para obter renda e enfrentar as dificuldades financeiras. “Apesar de as pessoas terem escolhido empreender por necessidade, elas se formalizaram e isso é o mais importante”, afirma. “Quando a pessoa sai da informalidade e opta pelo MEI, por exemplo, ela tem acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.”

Para solicitar a legalização do MEI é necessário um faturamento no máximo até R$ 81 mil por ano, não ter participação em outra empresa como sócio e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

A  regularização do MEI é gratuita e feita por meio do Portal do Empreendedor, no link: https://balcaodoempreendedor.jundiai.sp.gov.br/

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE