Convidado pelo Conselho Político e Social (COPS) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o presidente Nacional do Partido Social Democrático (PSD) e presidente do conselho curador da Fundação Espaço Democrático, Gilberto Kassab, palestrou, nesta segunda-feira, 7 de novembro, na sede da ACSP e falou sobre o cenário político brasileiro pós eleições de 2022.
Com larga experiência na vida pública, Kassab dissertou a uma farta audiência de empresários, políticos, representantes de entidades e autoridades presentes de forma presencial e online, realizando uma avaliação quanto ao resultado das eleições e suas perspectivas para o futuro do País.
Antes de sua apresentação, porém, o político foi recebido pelo presidente da ACSP, Alfredo Cotait Neto, e pelo coordenador da transição do governo eleito para o Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, que exerceu o cargo de presidente na Associação Comercial de São Paulo nas gestões 1982–1987 e 2003–2007.
"É muito importante ouvirmos o ex-ministro Kassab. Agradeço a sua presença e o seu constante apoio ao sistema que engloba a ACSP, a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB)", agradeceu Cotait, que presidente as três entidades.
Para Afif, o ex-prefeito de São Paulo possui uma das visões políticas mais estratégias do quadro nacional no setor. "Portanto, é sua visão nos dá condições de esclarecer dúvidas neste instante de conturbação política. Além disso, é sempre um prazer ouví-lo", lembrou.
Kassab iniciou sua fala traçando uma perspectiva positiva para o Governo de São Paulo e do Brasil que, a partir de 2023, ficam sob a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Lula (PT), respectivamente.
"O Tarcísio, na minha avaliação, representa uma renovação importante no Estado de São Paulo. Ocupou cargos em ministérios dos Governos Dilma e Bolsonaro, mostrando que tem capacidade de trabalhar com diferentes âmbitos ideológicos, além de ser um político competente e inteligente", afirmou o presidente do PSD.
Quanto ao campo federal, a estimativa de Kassab é igualmente positiva. Segundo ele, seu partido, o PSD, dará um voto de confiança ao novo governo visto que o presidente recém-eleito mostra tendências de centralidade.
Ainda de acordo com Kassab, o novo governo poderá contar com a ajuda do PSD no Congresso para as pautas das quais ambos podem conciliar a direção, como, por exemplo, nos temas de liberdade econômica e quanto a uma possível reforma administrativa.
Por fim, o ex-ministro exaltou a relevância das Associações Comerciai na vida política estadual e nacional. "As Associações Comerciais de maneira geral, com sua independência, têm sido extremamente importantes, haja visto que temos muitos quadros formados dentro da ACSP, entre eles o próprio Afif e a mim mesmo. Essa sinergia da entidade com o poder público fortalece a Associação Comercial e a política", elogiou Kassab.
Confira no link a seguir as fotos do encontro com Kassab realizado na sede da ACSP: https://bit.ly/3E6oMrx
Abaixo, você pode clicar e conferir a palestra de Kassab na íntegra: