Tradicionalmente, o comércio é repleto de negócios familiares. São lojas, restaurantes e tantos outros estabelecimentos com uma história parecida: o pai inicia o negócio e ao longo dos anos os filhos crescem em meio ao ambiente comercial, até que chega o momento de assumir a condução da empresa.
Neste Dia dos Pais a Associação Comercial de Sorocaba traz histórias de lojas que começaram com o pai e hoje são comandadas pelos filhos, negócios familiares que passam de geração para geração.
Três gerações e um legado
Amor e empenho são a marca da Hidráulica Santa Inês, presente há mais de 43 anos em Sorocaba.
Atualmente à frente do negócio, que começou como uma casa de materiais para construção, Juliana Correa conta que o comando da loja percorreu as raízes da família. “Hoje a gestão encontra-se em sua terceira geração”, explica.
Ela lembra que a Santa Inês foi fundada pelo avô, Nelson Ciconello, e passou pela liderança de seu pai Antônio Edson Corrêa até que ela assumisse a gestão.
“A base é tudo! Jamais conseguiria continuar uma empresa tão consolidada no mercado de hidráulica em Sorocaba sem a base que meu pai me deixou com sua administração do negócio”, conta ela.
Juliana explica a principal transformação que a loja sofreu ao longo dos anos. “O público se tornou muito direcionado, buscando cada vez mais uma loja especialista no nicho hidráulica da construção civil. Conseguimos nos consolidar e hoje atendemos clientes de longa data no balcão e também construtoras, indústrias e profissionais encanadores em geral”.
Talento precoce
As Lojas Torres vendem produtos elétricos e eletrônicos carregando uma história de mais de 70 anos na cidade. Como a própria empresa reconhece, ela é fruto “da confiança entre um senhor e um menino”.
O menino, de apenas 13 anos quando chegou à empresa, viria a se tornar pai de Gecia Bozelli, que hoje compartilha a liderança do negócio com seus irmãos Fábio e Jefferson.
Fundada em 1948 por Arnaldo S. Torres, a loja começou como oficina de conserto de rádios.
“Meu pai, Antônio Bozelli, Filho, foi contratado em 1953, na época com 13 anos, como ajudante do Sr. Arnaldo. Em 2 anos ele já estava consertando os rádios, precificando os consertos e inovando com a venda de peças eletrônicas”, conta Gecia.
“Nosso objetivo é construir o futuro de no mínimo mais 75 anos, com as mesmas premissas recebidas, com as sementes de amor, comprometimento e união”, revela.
Por fim, ela dá dicas para uma sucessão tranquila nos casos em que os filhos assumem os negócios do pai. “Aprendam sobre o negócio de seus pais, escutem, capacitam pessoas ao seu redor e, principalmente, que haja amor e gratidão com a empresa que lhes será confiada”.
Juliana, da Hidráulica Santa Inês, completa. “É um privilégio. É como se saíssemos à frente de outros negócios que nascem hoje. Importante aproveitar essa consolidação e toda a experiência a nós deixada pelos nossos pais e continuar a condução da empresa com esta base. As transformações acontecem naturalmente com as demandas do mercado e a visão inovadora da sucessão da empresa”.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
Redes sociais:
Facebook ACSO: /acsorocaba
Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba
Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso
Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL
Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso
Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba
Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba
Twitter: @acsorocaba
Canal no Telegram: t.me/acsorocaba
Site: www.acso.com.br