As liquidações realizadas pelo comércio varejista, no início do ano, apresentam, na Região Metropolitana de Campinas, em 2021, descontos que variam de 40% a 90%. As promoções, com o objetivo de baixar o nível do estoque das lojas, dependem do desempenho das vendas no final de cada ano. Em janeiro do ano passado os descontos variaram de 30% a 80%, uma vez que o saldo do estoque em dezembro de 2019 foi menor. De acordo com o economista da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Laerte Martins, alguns segmentos, como o de vestuário e o de calçados, por exemplo, optaram por abrir mão do lucro e vender o estoque a preço de custo neste início de ano.
De janeiro a dezembro de 2020, em relação ao mesmo período de 2019, o comércio da Região Metropolitana de Campinas amargou queda de 6,10% no volume de vendas e de 13,67% no faturamento, o que representa uma perda de R$ 5 bilhões. “Somente em Campinas, o faturamento em dezembro ficou 5,62% abaixo em comparação ao mesmo mês de 2019. Obviamente que a contratação de mão de obra temporária também sofreu e ficou 23,41% aquém da verificada no ano anterior. Para reverter esse cenário e fortalecer o comércio é preciso prestar total apoio aos empreendedores, em especial aos pequenos e médios, a fim de preservar as empresas e os empregos”, afirma a presidente da ACIC, Adriana Flosi.
Fomento para os pequenos e médios
Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento e na adaptação dos negócios de varejo com vistas à retomada da economia, a ACIC realiza, gratuitamente, entre os dias 2 e 4 de março a Semana do Varejo. A iniciativa, 100% online, faz parte da “Agenda Retail”, iniciada em novembro de 2020, com o evento “Retail Conference Digital”. “Apresentaremos conteúdos que aproximarão o pequeno e médio varejista a soluções que trarão resultados para o seu negócio e compartilharemos estratégias adotadas por grandes players do setor”, complementa Adriana. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.retailconference.com.br