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Lojas de Pompeia se preparam para as vendas, diz ACE

Notícias 10 de junho de 2016

Marineves da Silva Barros Souza, presidente da ACE de Pompeia, comenta sobre a expectativa de vendas
 
A presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Marineves da Silva Barros Souza, está animada quanto as vendas neste mês de junho, quando no segundo domingo do mês, celebra o Dia dos Namorados, a quinta melhor data do comércio em geral, atrás apenas do: Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças. “Os consumidores pretendem presentear alguém neste Dia dos Namorados, gastando menos neste ano em relação ao ano passado”, reconheceu a dirigente diante da situação econômica, moral, social e política, que o País atravessa. “Porém, as vendas vão acontecer e os lojistas precisam se adequar”, comentou ao dizer que independente da situação os comerciantes acreditam na superação. “Não tem como superar a crise sem vendas”, afirmou.

De acordo com os resultados de pesquisa realizada com centenas de consumidores, o gasto médio dos entrevistados deve ficar em R$ 137,48, abaixo dos R$ 150,82 registrados no ano passado. A comparação, já descontada a inflação do período, representa queda de 16,84%. O recuo na intenção de compra é mais um sinal da cautela do consumidor. “É preciso levar em consideração as performances das outras datas comemorativas ao longo de 2015 e no início de 2016, quando a expectativa dos lojistas foi baixa”, lembrou a dirigente. A piora das condições econômicas, como o aumento do desemprego, da inadimplência e o crédito mais restrito, vem exercendo forte impacto sobre o consumidor, que acaba sendo obrigado a limitar e a rever seus gastos para salvar as finanças. 

Segundo o levantamento, 20,3% das pessoas pretendem reduzir seus gastos, enquanto outros 15,6% afirmaram que esperam elevá-los. Entre os querem diminuir o consumo, a necessidade de economizar é a principal justificativa, citada por 19,2% deles. Também aparecem menções à inflação elevada e à instabilidade econômica (15%) e ao endividamento (14,4%). Mesmo entre os que pretendem elevar os gastos, a explicação não chega a ser positiva: 36,7% dizem que isso ocorrerá em razão do aumento dos preços. Apesar da cautela dos consumidores, cresceu o número de entrevistados que manifestaram a intenção de recorrer ao cartão de crédito nas compras para o Dia dos Namorados. Embora o pagamento à vista em dinheiro ainda seja o preferido, citado por 47,1% dos entrevistados, a opção pelo parcelamento no cartão de crédito saltou de 15,5% em 2015 para 20,1% em 2016. “Ninguem quer ter ou fazer dívidas”, falou a presidente ao lembrar que no ano passado, 10,5% dos entrevistados tiveram seus nomes inscritos em cadastros de inadimplentes.

A pesquisa revela ainda que mesmo em um momento de incertezas e pouco propício ao endividamento, quase um terço (32,2%) admite que costuma gastar além das próprias condições financeiras com presentes para o parceiro ou a parceira. A comemoração da data será feita principalmente em casa, opção que deve ser adotada por quase metade das pessoas: 49,3%. Outros 18,5% pretendem sair para restaurantes. Quanto à data para realizar as compras, a maioria (56,4%) disse que deve realizá-las nesta primeira semana de junho, enquanto 17,8% vão esperar para fazê-las no fim de semana anterior ao do Dia dos Namorados, que cairá em um domingo.

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