As lojas do comércio da cidade de Marília estarão abertas nesta sexta-feira, dia 11, até às 22 horas, dentro das celebrações ao Dia dos Pais, comemoradas mundialmente no segundo domingo do mês de agosto, que este ano cai no dia 13. De acordo com o calendário especial de funcionamento do comércio de Marília esta é a terceira vez neste ano que as lojas abrem no período noturno. “Faz parte da campanha especial do mês, envolvendo o Dia dos Pais”, disse o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Adriano Luiz Martins, ao fazer o alerta com antecedência para que comerciantes, comerciários e consumidores se prepararem para a terceira melhor data do ano em expectativa positiva de vendas. “Creio que devemos, este ano, nos aproximar aos 10 por cento a mais do que foi vendido no ano passado”, palpitou o dirigente de Marília.
Segundo o calendário especial de funcionamento das lojas do comércio de Marília durante toda a temporada de 2023, decidida pelos comerciantes em assembleia geral extraordinária realizada em meados do mês de novembro do ano passado, o Dia das Mães (maio), o Dia dos Namorados (junho) e o Dia dos Pais (agosto), as lojas funcionarão na sexta-feira que antecede a comemoração oficial. “Depois será em outubro, com o Dia das Crianças e em novembro com a "Black Friday" abrindo o período de vendas do Natal”, lembrou o superintendente da associação comercial de Marília, José August Gomes, ao destacar a tradição do funcionamento do comércio à noite nestas datas comemorativas. “Em outubro será numa quarta-feira”, diferenciou o dirigente de Marília em detrimento aos demais dias de funcionamento especial que serão sempre na sexta-feira.
Na opinião de Adriano Luiz Martins depois do Dia das Mães, as celebrações entre o Dia dos Namorados e Dia dos Pais são bem parecidas. “O Natal é incomparável”, disse José Augusto Gomes com quase cinco décadas à frente da associação comercial. “Dia das Mães é a segunda melhor data para as vendas do varejo, e vem logo depois de um período fraco com os meses de fevereiro, março e abril sem datas comerciais com apelo forte para as vendas”, lembrou ao descartar o mês de janeiro que sempre é atingido pela “ressaca” das vendas do Natal. “Talvez por isso, também, a data do Dia das Mães seja forte no volume de vendas”, sugeriu o dirigente de Marília ao alertar para o crescimento da "Black Friday" que a cada ano vem se superando. “Já passou o Dia das Crianças e em breve passará o Dia dos Namorados”, acredita o experiente dirigente da associação comercial local.
Dentre os dias úteis o mês de dezembro também não entra no comparativo em razão do mês todo ser especial para o varejo com as lojas abrindo no período noturno a partir do dia seis, conforme o Código de Posturas do Município de Marília. Serão 12 dias este ano com funcionamento até às 22 horas, além de todos os sábados do mês, até às 17 horas, menos dia 30 com funcionamento até às 13 horas. “Nos demais meses do ano, os dois primeiros sábados de cada mês o funcionamento também é até às 17 horas, e os outros dois até às 13 horas”, explicou José Augusto Gomes ao lembrar de que o calendário especial de funcionamento do comércio de Marília encontra-se disponível no portal eletrônico da entidade, através do endereço na Internet: www.acim.org.br/calendário/.
LEGENDA – José Augusto Gomes fala sobre a abertura das lojas do comércio de Marília no período da noite
LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Guto 070823