Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Lojista poderá oferecer descontos para pagamentos em dinheiro

Notícias 28 de junho de 2017

Os lojistas passam a contar com uma nova ferramenta para tentar atrair clientes. O presidente Michel Temer sancionou a lei que permite negociação de valores dos produtos conforme a forma de pagamento escolhida pelos consumidores.

A lei irá permitir que o valor cobrado por mercadorias e serviços varie em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado. Com isso, o comércio poderá oferecer descontos nas vendas feitas em dinheiro, já que essa forma de pagamento elimina taxas cobradas por operadoras de cartão de crédito, que cobram por cada transação realizada.

Segundo o Banco Central, 42% dos pagamentos efetuados em 2015 foram feitos com cartões de débito e crédito, no valor total de R$ 1 trilhão. No mesmo ano, os brasileiros sacaram R$ 1,3 trilhão nos caixas eletrônicos.

Vantagens para o consumidor

Para o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, José Alberto Cépil, as operadoras de cartão devem melhorar, a médio prazo, as condições ofertadas aos comerciantes, reduzindo as taxas cobradas. Por outro lado, os preços com pagamento à vista devem cair.

“Atualmente, as operadoras ficam com um percentual do valor bruto da venda, mas que muitas vezes significam um valor alto na margem bruta. Eliminando o intermediário, o comerciante poderá repassar esse desconto ao consumidor. Além disso, a medida também cria maior competitividade entre os meios, o que obrigaria as operadoras a negociar taxas”, comenta Cépil.

Fiscalização

De acordo com o Procon Sorocaba a lei estabelece ainda que é dever do fornecedor que optar por dar desconto, informar o consumidor, com a colocação de cartazes e avisos em local visível e de fácil acesso, quais são os percentuais oferecidos pelo estabelecimento, de acordo com a forma de pagamento e os prazos escolhidos pelo cliente, além dos preços individualizados de acordo com as modalidades de pagamento.

Entretanto, é preciso que o consumidor fique atento, pois os descontos – de acordo com a lei – não são obrigatórios, logo, o cliente deve pechinchar.

Empresários otimistas

A gerente financeiro da Cordeiro Pneus, Cinara Magalhães, afirma que a lei vai auxiliar nas vendas. “As melhores condições de pagamento vai depender da negociação do cliente na hora da compra, seja com cartão de crédito, débito ou dinheiro. Nós sempre trabalhamos com descontos e essa nova medida vai beneficiar nosso trabalho”.

Francisco Thonon, gerente da loja Tintas Pig, procura fidelizar seus clientes com preços diferenciados, bom atendimento e rapidez na entrega dos produtos. Com isso, ele acredita que a nova lei irá contribuir muito na hora das vendas, mas com uma certa cautela para ser justo e não sair no prejuízo.

 

Sobre a Associação
A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados, que reúne representantes dos setores industriais, comerciais, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais de todos os portes.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE