Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Lojistas encerram semana de reabertura com expectativas de aumento de vendas

Notícias 05 de junho de 2020

Depois de 60 dias com as portas fechadas, comerciantes da cidade encerram a semana de flexibilização com boas expectativa de aumento de vendas para os próximos dias.   

Segundo o presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, as vendas ainda estão abaixo do esperado mas a reabertura, mesmo com restrições e horário reduzido, é motivo de comemoração e já marca um grande recomeço. “Na segunda-feira o movimento foi muito intenso mas depois seguiu instável. Acreditamos que o excesso de gente nas ruas no primeiro dia foi uma mistura de euforia, pelo cansaço do isolamento, com a necessidade de adquirir determinados produtos que a pessoa não conseguiu comprar pela internet”, explica. “Ainda observamos filas na frente de lojas mas é justamente porque os comerciantes estão cumprindo os protocolos, que limitam a entrada e permanência de pessoas a 20% da capacidade do estabelecimento.”

O empresário André Monroe, da La Traviata Calçados, diz que diante do cenário, do horário reduzido e do medo da população em se contaminar com o coronavírus, a semana de reabertura foi positiva. “Tivemos uma queda de 40% no faturamento em relação ao mesmo período de 2019”, diz. “Considerando todos estes fatores, a queda é natural.” Segundo ele, os produtos mais vendidos foram tênis adulto e infantil, meias e botas casuais.

A vendedora da Requinte, Kethilyn Angele de Queiroz, disse que o movimento foi mais intenso na segunda-feira. Nos dias seguintes ficou instável. “Para quem estava fechado, está ótimo e melhor do que a gente esperava.”

A gerente da loja Amor Collection, Paula Pinheiro Pompeu, observou que o maior movimento está nas ruas e não dentro das lojas. “Infelizmente as vendas ficaram abaixo do esperado mas estamos na confiança de dias melhores.”

A abertura do comércio de rua não essencial foi permitida na última segunda-feira, com jornada reduzida de funcionamento, disposta entre 9h30 e 15h30, de segunda a sábado. Nos shoppings o horário é das 14h à 20h, também de segunda a sábado. “É importante que os lojistas sigam os protocolos de saúde e o horário determinado de funcionamento”, diz Mark. “Também precisamos da participação efetiva da população no cumprimento de protocolos, usando máscaras e evitando aglomerações.”

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE