DA DC NEWS
Quem é a mulher mais poderosa do mundo dos negócios no Brasil e uma das mais influentes na sociedade? Árdua será a missão de quem buscar a essa pergunta outra resposta que não seja “Luiza Helena Trajano”.
A mulher que transformou o Magazine Luiza de uma rede de lojas de Franca – onde ela nasceu –, no interior de São Paulo, numa das maiores empresas do país, com cerca de 40 mil funcionários, faturamento de R$ 63 bilhões no ano passado (5% acima de 2022) e valor de mercado de quase R$ 1 bilhão, se notabilizou não apenas pelos resultados corporativos. Luiza, que comandou a companhia de 1991 a 2015 – desde então, o CEO é seu filho Frederico – atualmente ocupa o cargo de presidente do Conselho de Administração.
O Magalu simboliza e enfrenta o complexo cenário varejista brasileiro. As ações, depois de terem chegado a um pico há quatro anos, caíram 96% desde então. Desafios que sua companhia trata com firmeza e sem pânico. Como sempre.
Mas além da sólida trajetória profissional, Luiza tornou-se referência nacional na luta contra o machismo e em defesa dos Direitos Humanos. Sua atuação rompeu todos os tipos de barreiras e fronteiras.
Em setembro de 2021, seu nome apareceu na lista da revista norte-americana Time, como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo.
Formada em direito e mãe de três filhos, Luiza Trajano faz aniversário nesta quarta-feira (9), quando completa 76 anos.
No meio das celebrações, ela concedeu à DC NEWS uma entrevista exclusiva.