Com o ano terminando, o pagamento da primeira parcela do décimo-terceiro salário sendo feita nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, e a segunda parcela até o dia 20 de dezembro, o trabalhador ganhará um fôlego para colocar as contas em dia.
É o que aponta uma pesquisa de mercado encomendada pela Associação Comercial de Sorocaba e Distrital Votorantim (ACSO) e realizada pela Athon Ensino Superior entre os dias 24 e 30 de novembro de 2023, na qual foram entrevistados 175 trabalhadores, maiores de 18 anos e residentes em Sorocaba, distribuídos entre as todas classes socioeconômicas: A, B, C e D/E.
Após a tabulação dos dados, verificamos que a maioria dos trabalhadores (45,7%), vão utilizar a maior parte da primeira parcela do 13º para o pagamento de dívidas, percentual ligeiramente maior que os 42,9% destinados no ano de 2022.
Já 32,4% dos trabalhadores afirmam que vão destinar outra parte dos valores para a compra de bens/serviços e presentes de Natal, percentual menor que os 39,1% utilizados no ano passado. Também verificamos que o percentual de trabalhadores preocupados com a sua segurança financeira aumentou sensivelmente, já que 35,2% vão destinar recursos para a poupança ante aos 28,6% verificados em 2022.
Para o presidente da ACSO, Hygor Duarte, pode-se apontar que as vendas deverão apresentar um pequeno aumento ocasionado com a recuperação dos salários e do consequente poder de compra dos trabalhadores. “A economia vai se reaquecendo e isso pôde ser visto no aumento do consumo no Dia das Crianças e também na Black Friday”.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.