Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Mais devedores limpam o nome em outubro

Notícias 06 de novembro de 2014

Às vésperas do Natal, o número de devedores que quitaram as suas dívidas para voltar a ter crédito na praça aumentou. Dados divulgados nesta quinta-feira pela Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), referentes ao mês de outubro, mostram um aumento de 22% nas exclusões do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) em relação a setembro último.

As 799 exclusões contabilizadas em outubro são inferiores ao registro de outubro de 2013 (917), mas ainda assim indicam uma recuperação da capacidade do consumidor de quitar suas dívidas.

“Essa reação dos devedores em quitar os débitos está relacionada, em parte, aos recursos extras proporcionados pelo décimo terceiro salário, cuja primeira parcela já foi paga para algumas categorias, como a dos aposentados e pensionistas. A nossa expectativa é de que as exclusões continuem em alta em novembro e início de dezembro, que é quando a maioria estará recebendo o décimo terceiro. Afinal, para recuperarem o crédito para as compras no final do ano, os devedores precisam quitar as suas dívidas”, ressalta Marco Zatsuga, diretor do SCPC e vice-presidente da ACMC.

Os dados referentes às exclusões amenizam, também, o impacto da alta das inclusões em outubro. As dívidas inscritas no SCPC no último mês – 1.350 - são 14,3% superiores ao registrado em setembro – 1.181. Na comparação com outubro de 2013, no entanto, a inadimplência é menor em 11,6%.

“A comparação no intervalo de um ano é positiva, mas, se levarmos em conta o mês a mês, temos verificado um aumento da inadimplência na Cidade. Acreditamos que isso seja decorrente, entre outros fatores, do momento econômico brasileiro e das taxas de desemprego, que estão maiores. Agora, passada a eleição presidencial, com o pagamento do décimo terceiro salário, e as vagas temporárias abertas neste período, as nossas expectativas são de mudança no quadro e de uma retomada do poder de compra do consumidor”, avalia Zatsuga.

Com o balanço de outubro fechado, a Cidade tem hoje 22.600 pessoas com restrições de crédito, ou seja, inscritas na lista da inadimplência. As dívidas acumuladas por esses consumidores devedores somam 29.850, sendo 1.978 referentes a cheques sem fundos. O saldo da inadimplência em Mogi das Cruzes soma R$ 13, 6 milhões. 

Consultas

Para saber a sua condição de crédito, o consumidor deve procurar o SCPC Mogi, que funciona na Rua Cel. Souza Franco, 653, no Centro. O atendimento é gratuito e pode ser feito de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, mediante a apresentação de um documento de identificação com foto. Ali, o consumidor confirma os locais onde tem dívidas em aberto e, munido dessa informação, pode procurar o estabelecimento para negociar o pagamento. A exclusão do nome da lista do SCPC é feita através de solicitação do lojista. 

Estatísticas do Serviço Central de Proteção ao Crédito 

Indicador

Outubro/2013

Outubro/2014

Variação %

Inclusões

1.528

1.350

-11,6

Exclusões

917

799

-12,8

Fonte: ACMC 

Comparativo Setembro X Outubro 2014 

Indicador

Setembro/2014

Outubro/2014

Variação %

Inclusões

1.181

1.350

14,3

Exclusões

652

799

22,5

Fonte: ACMC

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE