Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Manifestar sim baderna não!

Notícias 17 de junho de 2013

Manifestar sim baderna não!


Nas últimas semanas São Paulo tem vivenciado os violentos protestos contra o aumento das tarifas do transporte público. De um lado, jovens ligados ao Movimento Passe Livre e do outro a Polícia Militar de São Paulo, transformaram vias importantes como a avenida Paulista em um cenário de guerra.

 

É salutar vermos a juventude unindo-se em prol de uma causa, afinal a passividade do brasileiro nos últimos anos tem sido uma tônica. É um direito de todos se manifestar, protestar, mas de forma pacifica, mas, iniciar depredações e violência, acaba fazendo com que estes movimentos percam o sentido e a razão.

 

Do outro lado, a Polícia Militar cumpre o seu papel, haja vista que faz parte de seu DNA manter a ordem pública, assim ocorre com qualquer agente de segurança pública em qualquer lugar no mundo. O que não se pode admitir são as agressões gratuitas mostradas em diversas imagens veiculadas na imprensa. Por isso, se faz necessário que a cúpula da PM exija um comportamento mais adequado de sua corporação.

 

Mas precisamos refletir: será que estes protestos são somente pelo aumento de R$ 0,20? Com certeza não. O que ocorre é que o transporte público brasileiro, entre os mais caros do mundo, não oferece a qualidade dos serviços prestados em outros países. Muito além do aumento das tarifas está, também, à insatisfação da população quanto à falta de investimentos na educação, saúde e segurança, o que se comprova pelo aumento das manifestações em outras cidades do país.

 

Que os protestos possam ser pacíficos e gerar em nossas autoridades um desconforto que os façam refletir quanto aos serviços oferecidos a população.

 

Jorge Taiar
Presidente da ACE-Guarulhos

presidencia@aceguarulhos.com.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE